MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Puigdemont desiste da Presidência da Catalunha

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O líder do movimento pela independência da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou nesta quinta (1º) que abdica de se tornar presidente da região autônoma da Espanha para facilitar a formação de um governo o mais rapidamente po

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2018, 20:30:00 Editado em 01.03.2018, 20:30:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O líder do movimento pela independência da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou nesta quinta (1º) que abdica de se tornar presidente da região autônoma da Espanha para facilitar a formação de um governo o mais rapidamente possível.

continua após publicidade

Impedido pela Justiça espanhola de assumir, destituído da Presidência pelo governo central em Madri e foragido na Bélgica desde outubro do ano passado, Puigdemont apontou como sucessor Jordi Sánchez, ex-presidente de uma associação pela independência.

Puigdemont é procurado na Espanha por acusações de rebelião e sedição e por liderar um movimento de independência. Caso volte ao país, será preso.

continua após publicidade

Sánchez está preso em Madri há quatro meses, sob acusação de sedição.

"Informei o presidente do Parlamento da Catalunha que, de maneira provisória, não apresentei minha candidatura para ser investido presidente e pedi que se inicie o mais rapidamente possível a rodada de contatos para proceder à eleição de um novo candidato", afirmou Puigdemont em vídeo gravado.

"Nas atuais condições esta é a maneira para que se possa acordar um novo governo, o mais rápido possível", acrescentou.

continua após publicidade

No fim de janeiro, o Tribunal de Justiça da Espanha disse que Puigdemont devia retornar ao país e estar presente no Parlamento para receber a autorização para formar um novo governo.

Partidos pró-independência obtiveram maioria nas eleições convocadas pelo premiê espanhol, Mariano Rajoy, na Catalunha em dezembro, e Puigdemont havia feito campanha para ser reabilitado.

Mas seus aliados avaliavam se ele podia governar à distância, por meio de videoconferência.

continua após publicidade

A indicação de Sánchez não facilita o cenário, já que está detido.

Rajoy afirmou nesta quinta que um líder catalão "deve ser escolhido agora que esteja na Espanha e que não tenha problemas com a lei".

Nota do governo acrescentou que a região precisa de um líder "empossado o quanto antes que esteja apto para governar e tome conta dos assuntos de importância para seus cidadãos".

Ainda nesta quinta, advogados entraram com uma reclamação contra a Espanha, em nome de Carles Puigdemont, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, por violação ao direito de autodeterminação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Puigdemont desiste da Presidência da Catalunha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!