MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rússia promete trégua e corredor humanitário em reduto rebelde sírio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Rússia anunciou nesta segunda-feira (26) vai estabelecer um corredor humanitário e implementar uma trégua de cinco horas diárias em Ghouta Oriental, na Síria, a partir de terça-feira (27). A decisão foi anunciada após uma re

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2018, 21:05:00 Editado em 26.02.2018, 21:05:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Rússia anunciou nesta segunda-feira (26) vai estabelecer um corredor humanitário e implementar uma trégua de cinco horas diárias em Ghouta Oriental, na Síria, a partir de terça-feira (27).

continua após publicidade

A decisão foi anunciada após uma resolução do Conselho de Segurança da ONU determinar um cessar-fogo de 30 dias em todo o país. Os combates serão interrompidos de 9h às 14h para a entrada de ajuda e a saída de civis.

No primeiro período de trégua, serão retirados de doentes e feridos da região, afirmou o chefe do centro russo na Síria, Yuri Yevtushenko.

continua após publicidade

Na última semana, o Exército da Síria e seus aliados submeteram Ghouta, reduto rebelde perto de Damasco, a um dos piores bombardeios em sete anos de conflito. Mais de 500 pessoas foram mortas.

Apesar da resolução do CS, os ataques continuaram ao redor da Síria desde o sábado. Segundo a ONU, ao menos 30 pessoas foram mortas nas últimas 48 horas.

"A ONU mobilizou e está pronta para enviar imediatamente comboios humanitários tão logo as condições permitam, bem como realizar centenas de retiradas médicas", afirmou Linda Tom, porta-voz humanitária da ONU em Damasco.

continua após publicidade

A população criticou a trégua limitada. "No resto do dia eles continuam a nos bombardear como costume. É como uma licença para matar", ironizou o ativista Firas Abdullah, morador de Douma.

"‹Mohamad Alloush, chefe de uma das facções rebeldes de Ghouta, afirmou que o Exército sírio e seus aliados lançaram um "ataque terrestre radical" após a resolução da ONU. "Esperamos por ações reais, sérias e práticas."

Por outro lado, organizações médicas informaram no domingo (25) que diversas pessoas na região sofrem com sintomas consistentes com a exposição com gás cloro.

continua após publicidade

Foto do grupo Capacetes Brancos, de assistência aos civis atingidos pela guerra, mostrou sete pequenos corpos cobertos por lençóis, depois do ataque em Douma.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que alegações sobre a realização de ataques químicos tinham por objetivo sabotar a trégua.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rússia promete trégua e corredor humanitário em reduto rebelde sírio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!