Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

"Arco-íris" se forma em volta do sol e chama a atenção em SC

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Moradores de várias cidades catarinenses presenciaram, na manhã desta segunda-feira (26), um fenômeno meteorológico diferente no céu.

Um arco-íris se formou ao redor do sol criando um anel multicolorido. Além da capital Florianópolis, o fenômeno pode ser observado ao menos nas cidades de Blumenau, Antônio Carlos e Biguaçu.

Segundo o meteorologista Franco Nadal Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o círculo luminoso tem um nome: halo solar.

Villela explicou que o halo surge pela presença de microcristais de gelo em elevadas camadas da atmosfera (troposfera). "Esses cristais promovem a refração da luz formando esse halo em volta do sol", disse.

"O princípio de formação do halo é parecido com o do arco-íris, só que em outros ângulos", complementou.

Para aparecer, o halo necessita de um tipo bem específico de nuvem: a sirrus, que contêm os minúsculos cristais de gelo. "Não é um fenômeno raro de se ver. No entanto, ele desaparece muito rápido porque em altas altitudes, as correntes de vento são muito fortes e dissipam as nuvens facilmente."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber