MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Império, Vai-Vai e Dragões foram os destaque no 2º dia de desfiles em SP

GUILHERME SETO E ARTUR RODRIGUES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A segunda noite de desfiles no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, foi bastante diferente da primeira. No sábado (10) para o domingo (11), o público lotou as arquibancadas e mais de uma escola

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.02.2018, 10:30:00 Editado em 11.02.2018, 10:30:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUILHERME SETO E ARTUR RODRIGUES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A segunda noite de desfiles no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, foi bastante diferente da primeira. No sábado (10) para o domingo (11), o público lotou as arquibancadas e mais de uma escola fez apresentações de destaque, que as colocarão na briga pelo título. A Império de Casa Verde se destacou com um desfile exuberante, mas encontrou páreo na Vai-Vai e na Dragões da Real.

A apuração será na terça-feira (13), a partir das 16h15.

continua após publicidade

A Casa Verde apresentou o enredo O Povo: A Nobreza Real, sugerindo uma revolução social a partir da qual o povo deixaria de ser dominado. No desfile, o carnavalesco Jorge Freitas teceu paralelos entre a Revolução Francesa e a situação brasileira de hoje.

A derrocada da nobreza francesa foi apresentada em carros colossais e barrocos. O abre alas, por exemplo, foi inspirado no Palácio de Versalhes, centro de poder do Antigo Regime entre os séculos XVII e XVIII. A comissão de frente mostrou o povo guilhotinando os nobres, e o abre-alas teve uma fantasia cravejada de cristais swarowski que custou R$ 150 mil para ser confeccionada.

Em uma referência ao Brasil, integrantes da escola da zona norte bateram panelas. "Na alma da gente/a esperança continua/vem pra rua", dizia também o samba. "Vem pra rua" é expressão que se popularizou em protestos nos últimos anos no Brasil.

continua após publicidade

Carnavalesco da Império, Jorge Freitas disse que o resultado será apenas consequência do bom desfile, desconversando sobre as boas condições da escola na disputa por título.

"Demos a mensagem. Queríamos falar sobre como poucos tem muito e muitos têm pouco, algo que a humanidade não conseguiu resolver. São as bastilhas que temos de enfrentar", afirmou Freitas.

GIL

continua após publicidade

Maior campeã da história do Carnaval paulistano, com 15 títulos, a Vai-Vai escolheu a história de um personagem nacionalmente querido e, também por isso, foi recebida com empolgação. O cantor e compositor baiano Gilberto Gil, 75, foi o homenageado e participou animadamente do desfile da Vai-Vai.

O desfile abordou diversos momentos e facetas da carreira de Gil, passando por sua infância na Bahia; pela religiosidade de sua formação; pela ameaça da ditadura militar e o exílio em Londres; e a relação com o afoxé Filhos de Gandhy -Gil apareceu vestido com os trajes do movimento de Salvador em um carro com réplica gigante do próprio músico com as mesmas roupas.

continua após publicidade

A única exceção foi um grupo de homens no camarote da Prefeitura de São Paulo que gritou: "petista filho da puta".

"Me emocionei muito, mas não foi aquela emoção tobogã. Era uma coisa assim direta. Primeiro porque é o samba, né? A bateria, os surdos, os tamborins, tudo isso é uma coisa extraordinariamente forte na cultura brasileira. Depois, o samba, a melodia, a letra, o desfile de citações do meu trabalho", disse Gil ao fim do desfile, após conduzir, no apito, os refrões do samba-enredo para alguns membros da Vai-Vai.

"Minha história foi muito bem contada, de forma simples, direta. Nada cansativo, um percurso de 50 minutos", concluiu o baiano.

continua após publicidade

Homenageando a cantora maranhense Alcione, a Mocidade também fez um desfile de primeira linha, ainda que tenha sido menos imponente nas fantasias e nos carros que as favoritas.

O grande destaque foi, como de costume, a bateria. Uma das mais famosas de São Paulo, comandada pelo mestre Sombra, a bateria fez referências rítmicas ao percurso de Alcione: simulou a batida da Mangueira, relembrou o ritmo de músicas cantadas por ela, como "Não Deixe o Samba Morrer", e ainda fez coreografias.

SEGUNDA CHANCE

continua após publicidade

Escola mais jovem do Grupo Especial, a Dragões da Real (17 anos), fundada por torcedores do São Paulo Futebol Clube, a Dragões da Real bateu na trave em 2017 e deixou o título com a Tatuapé no último quesito da apuração. Desta vez, deixou claro que não quer deixar que isso se repita.

O enredo da escola tematizou a música caipira. No primeiro dia de desfiles, o estilo musical foi homenageado pela Rosas de Ouro, que tomou os caminhoneiros como objeto do seu samba-enredo.

continua após publicidade

A Dragões trouxe carros muito bem trabalhados nos detalhes, com abordagem criativa. O primeiro carro e as alas que o acompanhavam tratavam da importância da natureza na vida rural, e mostravam aves, joaninhas, milharais, algodão, trigo.

O samba funcionou muito bem na arquibancada ao emendar referências a clássicos da música caipira: fio de cabelo, caipira pirapora, onde mora o sabiá. Os intérpretes deram leve toada sertaneja à cantoria.

As três escolas elevaram o nível em relação ao primeiro dia de desfiles e devem disputar o título com a Unidos do Tatuapé e sua homenagem ao Maranhão.

SAIA JUSTA

O fato negativo da noite aconteceu no último desfile, o da Unidos de Vila Maria.

A saia da porta-bandeira Laís Moreira caiu logo no começo do desfile e não foi possível costurá-la de volta. Laís fez parte do percurso de shorts e o restante com um pano amarelo amarrado à cintura.

Após o incidente, a escola colocou às pressas nas mãos de Jéssica e Bruno, o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, a responsabilidade de levar o pavilhão da escola.

Devido ao problema, a escola poderá perder pontos em três quesitos: evolução, fantasia e enredo.

"Ninguém merecia que eu abandonasse o desfile: nem a comunidade, nem meu parceiro. Por isso, continuei", disse Laís já na dispersão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Império, Vai-Vai e Dragões foram os destaque no 2º dia de desfiles em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!