MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Kim Jong-un convida líder sul-coreano para cúpula em Pyongyang

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, convidou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, para participar de uma reunião de cúpula em Pyongyang, enquanto os EUA advertiram contra "a operação de sedução olímpica" do regime nor

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2018, 13:30:00 Editado em 10.02.2018, 13:30:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, convidou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, para participar de uma reunião de cúpula em Pyongyang, enquanto os EUA advertiram contra "a operação de sedução olímpica" do regime norte-coreano.

continua após publicidade

O convite foi transmitido por Kim Yo-jong, irmã do ditador, que está no Sul para a Olimpíada de Inverno.

"A enviada especial Kim Yo-jong entregou uma carta pessoal de seu irmão que expressa o desejo de melhorar a relação entre as Coreias", declarou o porta-voz de Moon, Kim Eui-kyeom. Também transmitiu verbalmente o convite de seu irmão para que Moon visite "o Norte no momento que mais lhe convier".

continua após publicidade

Moon a irmã do ditador e o chefe de Estado norte-coreano, Kim Yong-nam, para um almoço neste sábado (10).

O líder sul-coreano não respondeu ao convite. Pediu que sejam criadas "boas condições" para a visita e que o Norte dialogue com os EUA.

"É absolutamente necessário que o Norte e os EUA iniciem um diálogo rapidamente", disse Moon, segundo seu porta-voz.

continua após publicidade

Caso o encontro ocorra, será o terceiro do tipo, após as reuniões que Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un, teve em Pyongyang com os presidentes sul-coreanos Kim Dae-jung e Roh Moo-hyun, em 2000 e 2007, respectivamente.

Mas o encontro pode gerar discórdia entre Moon e o presidente americano, Donald Trump, que há poucas semanas trocava insultos e ameaças apocalípticas com Kim.

Washington exige que Pyongyang mostre, antes de qualquer negociação, que está disposto a renunciar a seu programa nuclear -quando Kim se vangloria de o país ter se tornado um "Estado nuclear de pleno direito".

A proposta ocorre após dois anos de tensão na península coreana, período em que Pyongyang realizou três testes nucleares e dezenas de testes de mísseis, ameaçando atingir os EUA.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Kim Jong-un convida líder sul-coreano para cúpula em Pyongyang"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!