MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Musos são novidades em escolas de samba do Rio e São Paulo

JULIA ALVES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Carnaval, geralmente criticado pela objetificação da mulher, deixou de trazer apenas corpos femininos como destaques da folia. Os homens têm saído dos "bastidores" da festa e assumido posições de destaque nas esc

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2018, 16:25:00 Editado em 08.02.2018, 16:25:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JULIA ALVES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Carnaval, geralmente criticado pela objetificação da mulher, deixou de trazer apenas corpos femininos como destaques da folia. Os homens têm saído dos "bastidores" da festa e assumido posições de destaque nas escolas de samba, ganhando título de musos e de reis.

Duas escolas, uma de São Paulo e outra do Rio, trazem seus musos para a avenida nesta sexta (9). Primeira agremiação a abrir os desfiles na capital paulista, a Independente Tricolor trará repórter do "TV Fama" (RedeTV!), Franklin David, 31, como muso.

continua após publicidade

Já no Rio de Janeiro, a Porto da Pedra será a quarta escola a entrar na Marques de Sapucaí com o muso Fábio Alves, 39.

Além dos atributos físicos, os homens explicam que desfilar como muso exige mais responsabilidade do que de quem comemora a folia como passista. "Ele carrega o nome da escola e o que ela representa", conta David, que desfila pela primeira vez em seis anos.

Fábio, por outro lado, já está acostumado com a folia. O enfermeiro ganhou o título de muso do Carnaval há três anos e afirma que é uma honra ter um lugar destaque onde "poucos homens conseguiram chegar".

continua após publicidade

Além do título de muso, o enfermeiro também é conhecido como "Mister Glúteos". Ele afirma que, apesar de ser objetificado e das pessoas falarem muito sobre seu bumbum —de 115 cm—, gosta do interesse dos fãs em si e na escola.

"Há preconceito com homens como destaque no Carnaval. Não são todos os homens que têm o privilégio de conseguirem seu lugar", afirma ele, que conta ter ficado muito "no cantinho, ou atrás das mulheres" até que as escolas de samba passassem a valorizar o homem como muso do Carnaval.

Prestes a celebrar 40 anos, o enfermeiro afirma que cuida da alimentação e não deixa de praticar exercícios físicos para que, além de se destacar como homem, se destaque pela idade "avançada".

continua após publicidade

Ambos os homens sentem dificuldade em conciliar seus empregos com a preparação para o Carnaval. Enquanto David "não sabe como consegue dar conta" dos treinos e da rotina de gravações, Alves afirma receber ajuda dos colegas de trabalho e que tira férias no período de Carnaval para se dedicar ao desfile.

"Fui o primeiro muso do Rio de Janeiro, hoje o número de musos aumentou. Selecionar um único homem para ser destaque é uma forma da escola mostrar que dá valor a comunidade", finaliza Alves.

'TV FAMA'

Repórter do "TV Fama" (RedeTV!), Franklin David afirma que a questão física influencia na escolha do muso, mas que o título é atribuído de acordo com o envolvimento com a escola.

Ele será o Drácula em um carro que representa os vampiros e promete mostrar um lado jamais visto pelos fãs. "Minha participação no desfile não se limita ao corpo, mas a atuação. Terá um embate entre os vampiros e os lobos que exigirá performance."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Musos são novidades em escolas de samba do Rio e São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!