MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Após queda de viaduto, governo do DF exonera diretor e promete recursos

NATÁLIA CANCIAN BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um dia após o desabamento de parte de um viaduto em uma das principais vias expressas de Brasília, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, exonerou nesta quarta-feira (7) o diretor-geral do DER (De

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.02.2018, 22:45:00 Editado em 07.02.2018, 22:45:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NATÁLIA CANCIAN

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um dia após o desabamento de parte de um viaduto em uma das principais vias expressas de Brasília, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, exonerou nesta quarta-feira (7) o diretor-geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do DF, Henrique Luduvice.

A saída ocorre após declarações em que o diretor aponta falta de recursos para manutenção de pontes e viadutos no DF. "Esses recursos [de manutenção] estão aquém do que se precisa", afirmou.

continua após publicidade

Luduvice será substituído pelo engenheiro Márcio Buzar, atual diretor de Edificações da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil).

Em nota, o governo afirma que a troca de comando ocorreu por "questões técnicas" diante da "situação emergencial".

Em meio às críticas, o governador também anunciou a liberação de R$ 50 milhões para recuperação do viaduto do Eixão Sul, local onde ocorreu o desabamento, e de outras pontes e viadutos no DF.

continua após publicidade

A ideia é realizar até sexta-feira (9) uma vistoria em todas as estruturas citadas em relatório feito pelo Tribunal de Contas do DF entre 2011 e 2012.

Na época, o documento apontava a necessidade de manutenção e reparos em ao menos 13 pontes e viadutos –destas, sete tinham a situação classificada como urgente.

Segundo o governo, quatro já passaram por obras de recuperação. Outras, como o viaduto que desabou nesta terça-feira (6), tinham projetos, mas não tiveram as obras iniciadas.

continua após publicidade

A falta de manutenção da estrutura --construída em 1960 e com registro de infiltrações nos últimos anos --tem sido apontada como um dos fatores para a queda.

Em pronunciamento, Rollemberg culpou a falta de ações em gestões anteriores e criticou o que chamou de "uso político" do acidente.

continua após publicidade

"É mais uma coisa que ficou abandonada durante muitos anos e que as consequências acabaram surgindo de forma mais forte no nosso governo", disse.

DESABAMENTO

Com o desabamento, quatro carros que estavam estacionados embaixo do viaduto foram soterrados. Um restaurante que fica em uma galeria ao lado também foi atingido, mas não houve vítimas.

continua após publicidade

O local, que chega a receber 300 pessoas, tinha 15 no momento do acidente. Mesas ficaram embaixo dos escombros.

Nesta quarta (7), equipes do DER e outros órgãos do governo continuaram os trabalhos de análise para início do escoramento da parte restante do viaduto do Eixão, medida necessária para evitar risco de novo desabamento e para avaliar possíveis medidas de recuperação da estrutura.

"Ele [o escoramento] é fundamental em qualquer tomada de decisão, mas só pode ser feito com segurança", avaliou o novo diretor, Márcio Buzar, sobre as dificuldades em acessar o local.

Segundo o governo do DF, ainda não foi definido se a estrutura precisará ser totalmente demolida. A possibilidade foi sugerida na terça por representantes do Crea-DF (Conselho Regional de Engenharia do DF).

A previsão do governo é que a área continue interditada até o dia 19 de janeiro. O bloqueio na região e as chuvas gerou reflexos no trânsito nesta quarta, com vias paralelas sobrecarregadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Após queda de viaduto, governo do DF exonera diretor e promete recursos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!