MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Vice sul-africano diz que conversa com Zuma sobre transição

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O vice-presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse nesta quarta (7) que está conversando com o presidente Jacob Zuma sobre uma transição de poder, em uma sinalização que o atual líder do país deve deixar seu cargo em b

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.02.2018, 12:35:00 Editado em 07.02.2018, 12:35:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O vice-presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse nesta quarta (7) que está conversando com o presidente Jacob Zuma sobre uma transição de poder, em uma sinalização que o atual líder do país deve deixar seu cargo em breve. 

continua após publicidade

Ramaphosa, que comanda também o partido governista CNA (Congresso Nacional Africano), disse em nota que o diálogo busca "criar a base para uma resolução rápida sobre os interesses do nosso país". 

"Este é um momento de desafio para nosso país. Ambos, o presidente Zuma e eu, sabemos que o nosso povo quer e merece uma decisão. O processo construtivo no qual embarcamos oferece a melhor oportunidade para resolver essa questão sem discordâncias ou divisões".

continua após publicidade

As conversas entre os dois líderes começaram na noite de terça (6), após a cúpula do CNA ter concordado em adiar para o próximo dia 17 um encontro que debateria a situação de Zuma. 

O presidente enfrenta pressão de seu próprio partido e da oposição para renunciar ao cargo em meio a uma série de denúncias de corrupção. 

Ramaphosa, que substituiu Zuma em dezembro no comando do CNA, afirmou em seu comunicado que espera comunicar ao país e a seu partido "nos próximos dias" uma decisão sobre a questão. 

continua após publicidade

"Nós avisaremos sobre a posição do presidente Zuma assim que finalizarmos todas as questões envolvidas", disse ele.

A situação de Zuma piorou na terça (6), quando o Parlamento decidiu adiar o Discurso sobre o Estado de União que ele faria. A Casa deve votar no dia 22 uma moção para tirá-lo do cargo. 

Segundo o jornal sul-africano "Times", Zuma já aceitou deixar o cargo, mas ainda está negociando alguns detalhes com seu vice. 

continua após publicidade

Caso a renúncia se confirme, Ramaphosa  -ex-líder sindical que se tornou um dos empresários mais ricos do país- deve assumir a Presidência até o fim do mandato, em 2019.

O CNA comanda a África do Sul desde o fim do apartheid, em 1994, mas teme perder força nas próximas eleições devido aos escândalos contra Zuma. Ele é acusado de ter usado dinheiro público para fazer reformas em sua residência pessoal e de ter beneficiado a família Gupta, suspeita de ter pago propina para autoridades do país.  

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Vice sul-africano diz que conversa com Zuma sobre transição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!