MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Natura Musical ajudará a gerir carreira de artistas patrocinados em edital

AMANDA NOGUEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Natura Musical divulgou no sábado (3) a criação de sua aceleradora. Isto é, o programa de fomento à música brasileira passará, além de patrocinar, a mentorear artistas, bandas e festivais que forem contemplad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2018, 21:25:00 Editado em 06.02.2018, 21:25:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

AMANDA NOGUEIRA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Natura Musical divulgou no sábado (3) a criação de sua aceleradora. Isto é, o programa de fomento à música brasileira passará, além de patrocinar, a mentorear artistas, bandas e festivais que forem contemplados em seu edital.

O anúncio foi feito durante a oitava edição do Porto Musical, realizado em Recife, entre quinta (1º) e sábado (3), com patrocínio do programa.

continua após publicidade

Segundo Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da Natura, a iniciativa surgiu a partir de um "diagnóstico sobre o papel da empresa na cadeia da música".

Ela afirma que consideraram lançar um selo, uma gravadora e até mesmo um novo festival, mas que buscavam resultados "mais perenes".

"Pensamos o quanto estávamos construindo uma relação paternalista de gerar valor a partir apenas pelo financiamento, e que muitas vezes isso não gerava impacto no desenvolvimento do artista, de sua carreira ou do setor. Se um dia a Natura parar de financiar, qual o legado que a gente deixou?".

continua após publicidade

A ferramenta contará com os serviços da aceleradora Rizoma, recém-fundada pelos produtores musicais Iuri Freiberger e Veronica Pessoa. A Natura não divulga o orçamento dedicado à ação.

Pessoa, conhecida por ser empresária de Marcelo Jeneci, cita a formação de público como a principal dificuldade dos artistas, além do financiamento de projetos.

"Quando faço um show, não estou competindo somente com outros artistas, mas com a Netflix, com a novela da Globo e outros estímulos", diz a produtora.

continua após publicidade

Para ela, um dos trabalhos da mentoria é fazer "a música do artista cruzar o caminho do ouvinte muitas vezes para que seja absorvida". "Um cara acorda, lê uma matéria sobre o artista no jornal, ouve a música dele no rádio, depois vê nas redes sociais e fica sabendo que um amigo dele vai ao show", exemplifica.

Segundo Paiva, a ideia é que a aceleradora não fique restrita aos artistas selecionados pelo edital e que, no futuro, outros possam usufruir das ferramentas aplicadas, gerando uma rede capacitada e autônoma.

continua após publicidade

MUDANÇAS NO EDITAL

No ano passado, a Natura Musical divulgou mudanças em seu edital de patrocínio para 2018. Além de artistas e bandas, o programa passou a financiar festivais a partir da seleção de uma curadoria.

O edital, aberto em julho, recebeu 1.618 propostas, e foram contemplados 21 projetos. Ao todo, o programa se vale de um montante de R$ 5,6 milhões captados via Lei Rouanet, leis de incentivo fiscal estaduais e recursos próprios.

Entre os eleitos, estão artistas consagrados, como o músico carioca Jards Macalé, e novatos, como a cantora baiana Luedji Luna, além de festivais como o Bananada (GO).

Com as novas regras, músicos passaram a ser avaliados pela capacidade de articulação com a rede de fãs e novos públicos. O critério tende a privilegiar artistas que conseguiram sair da fase inicial por conta própria.

A última das alterações tem cunho estético e político. Antes o programa priorizava um recorte "raiz antena" -músicas que renovam tradições regionais com influências contemporâneas.

Reformulado, passou a destacar também o "amplificador de frequência", ou seja, artistas com capacidade de se posicionar sobre assuntos do momento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Natura Musical ajudará a gerir carreira de artistas patrocinados em edital"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!