MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em eleição indefinida, Costa Rica vê ascensão de conservadores

SYLVIA COLOMBO BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Dos 13 candidatos da eleição presidencial na Costa Rica, que ocorre neste domingo (4), ao menos cinco têm chances de chegar ao segundo turno, em abril, sendo que nenhum deles supera os 20% das intençõe

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.02.2018, 09:20:00 Editado em 04.02.2018, 09:20:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SYLVIA COLOMBO

continua após publicidade

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Dos 13 candidatos da eleição presidencial na Costa Rica, que ocorre neste domingo (4), ao menos cinco têm chances de chegar ao segundo turno, em abril, sendo que nenhum deles supera os 20% das intenções de voto.

As pesquisas mostram as mais diferentes combinações e, junto à oscilação grande das intenções de voto e ao número de indecisos (30%), fazem da eleição um mistério.

continua após publicidade

"Em ocasiões anteriores, nos concentrávamos em dois candidatos e mandávamos os repórteres cobrirem estes. Nesta eleição não dá, temos que cobrir todos", contou à Folha de S.Paulo o chefe de Redação do "La Nación" da Costa Rica, Armando Mayorga, que não arrisca nenhum prognóstico.

O populista de direita Juan Diego Castro, ex-ministro da Justiça, parecia liderar com folga com um discurso linha-dura na segurança. Após uma série de embates com outros candidatos, em que "houve uma grande exposição de 'roupa suja'", segundo Mayorga, sua popularidade caiu -ele está em terceiro lugar.

Em meio à campanha, surgiu a resposta da Comissão Interamericana de Direitos Humanos a uma consulta feita pelo atual presidente, Guillermo  Solís, sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A CIDH declarou que recomendava que a Costa Rica regulamentasse essas uniões.

continua após publicidade

Foi a deixa para o candidato evangélico Fabricio Alvarado, com um discurso a favor do "matrimônio entre homem e mulher", subir de 3% para 19% das intenções de voto, tomando a dianteira. Logo atrás dele está Antonio Alvarez Desanti, que, apesar de ser o candidato liberal, ao ver que o tema era tão caro ao eleitorado, disse respeitar a decisão da corte, mas que, se fosse eleito, não aprovaria a medida.

Entre os cinco favoritos, apenas um, o governista Carlos Alvarado, ex-ministro do Trabalho, se posicionou a favor da união homossexual.

A corrupção é outra preocupação. O partido hoje no poder, Ação Cidadã, despontou nas últimas eleições com a bandeira de combater a corrupção. Porém, logo se viu envolvido em um escândalo de desvio de verbas públicas.

continua após publicidade

A Costa Rica é uma das democracias mais estáveis das Américas, com bons índices sociais e baixo desemprego. "O problema é que há um cansaço com relação aos partidos tradicionais. É o que explica esse alto índice de indecisos e o surgimento desses candidatos antissistema", diz o escritor e ensaísta Ricardo Soto.

A segurança também é um problema crescente, em uma região conflagrada. "Sempre nos beneficiamos do fato de a Nicarágua ter um bom Exército. Isso vem nos protegendo da guerra entre 'maras'", diz Mayorga, referindo-se às gangues de Guatemala, El Salvador e Honduras.

Ainda assim, os índices de homicídio cresceram -já são 12,1 por 100 mil habitantes, quando antes ficavam abaixo de 10.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em eleição indefinida, Costa Rica vê ascensão de conservadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!