Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Jorge Pontual diz que tratou depressão com remédio errado por décadas

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O jornalista Jorge Pontual, 69, correspondente da Globo em Nova York, nos EUA, revelou que, após anos se tratando de depressão, descobriu ter usado medicamentos errados para o seu organismo.

"Eu sofro de depressão há quase 40 anos e só agora estou tomando os remédios certos graças a um novo exame. É um teste genético que dá ao psiquiatra um perfil detalhado de 18 genes ligados à saúde mental", disse Pontual durante participação no programa "Bem Estar" (Globo).

"O teste indica quais são os antidepressivos que funcionam no meu caso e quais não funcionam. Eu descobri que justamente, durante décadas, eu tomei aqueles que não funcionavam. Só que agora eu estou no caminho certo", completou.

De acordo com o psiquiatra americano Samuel Sharmat, Pontual possui uma variante de um gene que o predispõe à depressão. Segundo o especialista, o gene determina como o cérebro fabrica a serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar.

O mesmo exame ainda revelou que o brasileiro tem uma variação em outro gene, o que faz com que ele metabolize remédios muito depressa, sem que que eles cheguem a surtir efeito.

"O teste é caro, mas já é coberto por alguns planos de saúde aqui nos EUA", disse o jornalista.

No caso de Pontual, a solução encontrada após se submeter a tal avaliação foi começar a tomar metilfolato e o antidepressivo ideal para o seu corpo.

"Agora minha vida mudou, meu humor ficou estável, sem aqueles altos e baixos, em geral mais baixos do que altos, de antes. A depressão ficou sob controle", disse.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber