MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Justiça libera Uber, Cabify e 99 para atuar com carros de fora de São Paulo

FABRÍCIO LOBEL E FERNANDA PEREIRA NEVES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça concedeu duas liminares (decisão provisória), nesta terça-feira (23), liberando carros com placas de outros municípios para trabalhar com aplicativos de transporte na capital p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2018, 20:25:00 Editado em 23.01.2018, 20:25:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FABRÍCIO LOBEL E FERNANDA PEREIRA NEVES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça concedeu duas liminares (decisão provisória), nesta terça-feira (23), liberando carros com placas de outros municípios para trabalhar com aplicativos de transporte na capital paulista. A decisão contraria regulamentação da gestão João Doria (PSDB), que entrou em vigor no último dia 10.

A primeira liminar foi concedida mais cedo pelo juiz Kenichi Koyama, da 11ª Vara de Fazenda Pública, atendendo ação movida pela Associação Brasileira de O2O, que conta com empresas como a 99 e a Cabify. A segunda, beneficiando a Uber, saiu na noite desta terça (23).

continua após publicidade

A restrição aos carros emplacados fora da capital paulista é um dos pontos mais polêmicos das novas regras. Para se ter uma ideia, só a Uber havia estimado em conversas com a Prefeitura que 30 mil motoristas no aplicativos seriam atingidos pela restrição.

Alguns condutores da Grande SP, inclusive, já tinham debaixo do braço decisões judiciais que os permitem driblar a regulação. Locadoras de carros, como Unidas e Localiza, também estavam usando liminar da Justiça.

As liminares preveem multa diária de R$ 1.000 a R$ 3.500 ao DTP (Departamento de Transporte Público), vinculado à Prefeitura de São Paulo.

continua após publicidade

No caso da 99 e da Cabify, o juiz Koyama afirma que a necessidade do licenciamento em São Paulo inserida na Resolução 16 da gestão Doria extrapola os limites do Decreto 56.981 (10 de maio de 2016). A decisão ainda considera a regulamentação desproporcional por limitar a iniciativa privada sem ganhos ao município.

Na decisão da Uber, a juíza Juliana Pitelli da Guia diz que a regulação limita o livre exercício da atividade econômica dos motoristas.

Atualmente, a regulamentação está em "fase de orientação", sem aplicação de multas ou apreensão de veículos -isso deve ocorrer a partir do dia 25 de janeiro.

continua após publicidade

Aplicativos já argumentavam que a regulamentação afetará passageiros e motoristas. A Uber, por exemplo, aponta que um terço da sua frota pode ser afetada. Ao mesmo tempo, tarifas poderiam aumentar por causa da menor oferta de carros.

A SMT (Secretaria Municipal de Transportes) afirmou, em nota, que não foi notificada oficialmente sobre a decisão da Justiça, "assim que for notificada, serão adotadas as medidas necessárias para recorrer da decisão".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça libera Uber, Cabify e 99 para atuar com carros de fora de São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!