Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Morre, aos 96 anos, americana que inspirou personagem feminista

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A americana Naomi Parker Fraley, identificada por pesquisadores como sendo a inspiração para a personagem Rosie the Riveter (Rosie, a rebitadeira), morreu no sábado (20), em Longview, no Estado americano de Washington, aos 96 anos. A informação é do "New York Times".

Rosie virou ícone das mulheres trabalhadoras durante a Segunda Guerra Mundial e estampou o famoso cartaz com os dizeres "We Can Do It!", de J. Howard Miller. Hoje, ela é considerada um ícone do empoderamento feminino.

Ao longo do tempo, diversas mulheres foram identificadas como possíveis modelos para Rosie, mas um pesquisador da Universidade de Seton Hall identificou Fraley como sendo a verdadeira.

James J. Kingle publicou sua descoberta no jornal "Rhetoric & Public Affairs", afirmando que uma fotografia de Fraley havia sido a base para o conhecido pôster.

Fraley nasceu em Tulsa, no Estado americano de Oklahoma. Depois do ataque japonês a Pearl Harbor, ela passou a trabalhar na base naval de Alameda, na Califórnia, entre as mulheres pioneiras no trabalho de guerra.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber