MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Após polêmica com igrejas, Bolívia cancela novo código penal

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente boliviano Evo Morales decidiu neste domingo (21) cancelar a aplicação do novo código penal do país, que vinha sendo alvo de críticas de igrejas cristãs. Os religiosos diziam que as novas regras criminalizavam a e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.01.2018, 12:30:00 Editado em 22.01.2018, 12:30:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente boliviano Evo Morales decidiu neste domingo (21) cancelar a aplicação do novo código penal do país, que vinha sendo alvo de críticas de igrejas cristãs.

continua após publicidade

Os religiosos diziam que as novas regras criminalizavam a evangelização, o que o governo nega. O artigo 88 do texto incluía no pacote de crimes que tratam do tráfico de pessoas o "recrutamento para a participação em conflitos armados ou organizações religiosas ou cultos".

Para Evo, as críticas são parte de uma campanha para atrapalhar seu governo.

continua após publicidade

"Decidimos cancelar o Código do Sistema Penal para evitar confusões e para que a direita deixe de conspirar e não tenha argumento para gerar desestabilização no país", afirmou.

Diversas entidades religiosas e da sociedade civil planejaram uma série de protestos contra o governo devido ao novo código. Também estava marcada uma manifestação de apoio ao presidente.

Com isso, o presidente prometeu no domingo enviar "uma carta para a Assembleia Legislativa nos próximos dias" pedindo a anulação do código. Ele também indicou que vai pedir aos parlamentares que refaçam a lei sem seus pontos mais polêmicos.

continua após publicidade

Segundo Evo, as críticas da oposição contra as novas regras estavam erradas.

"A mentira ganhou como tema de campanha", afirmou ele em uma entrevista para o canal de TV estatal.

A decisão de cancelar o novo código acontece em um momento que Evo completa 12 anos no comando do país e luta para disputar uma nova reeleição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Após polêmica com igrejas, Bolívia cancela novo código penal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!