MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

É uma honra estar na capital de Israel, diz Pence em reunião com Netanyahu

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence começou nesta segunda-feira (22) sua viagem por Israel com um encontro com o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. Em sua primeira fala no país, o americano afirmou ser uma honr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.01.2018, 08:35:00 Editado em 22.01.2018, 08:35:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence começou nesta segunda-feira (22) sua viagem por Israel com um encontro com o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.

continua após publicidade

Em sua primeira fala no país, o americano afirmou ser uma honra "estar na capital de Israel, Jerusalém". Na sequência, o premiê agradeceu a decisão do presidente Donald Trump de reconhecer a cidade como capital israelense e afirmou que a aliança entre os dois países nunca esteve tão forte.

A decisão de Trump, apoiada por Netanyahu, foi anunciada em dezembro e irritou os palestinos, que também reivindicam a cidade como sua capital. Outros países aliados dos americanos no região, como a Jordânia e a Arábia Saudita, também criticaram a medida.

continua após publicidade

Isso fez com que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, decidisse cancelar o encontro que teria com Pence durante a viagem -assim, o americano não irá se encontrar com palestinos.

Mesmo o giro de Pence pela região -desde sábado (20) ele já passou pelo Egito e pela Jordânia-, que estava marcado para o fim de 2017, foi adiado devido a decisão sobre Jerusalém.

Além de Netanhyahu, o vice-presidente americano se encontrou também com soldados israelenses e com diplomatas dos dois países.

continua após publicidade

Ele fará ainda um discurso no Knesset, o parlamento israelense, ainda nesta segunda (22).

O principal partido árabe da casa anunciou que vai boicotar o discurso. Líder do grupo, Ayman Odeh afirmou que a sigla não irá servir de cenário ao americano, a quem chamou de um "racista perigoso".

A fala de Odeh aconteceu um dia após Nabil Abu Rdeneh, aliado de Abbas, voltar a afirmar que os Estados Unidos "não são mais um mediador aceitável" para resolver o conflito entre israelenses e palestinos.

Netanyahu respondeu chamando Pence de um "grande amigo de Israel" e afirmando que "não há uma alternativa à liderança americana no processo de paz". O premiê criticou ainda o possível boicote ao discurso do americano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "É uma honra estar na capital de Israel, diz Pence em reunião com Netanyahu"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!