MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Enem 2017 teve mais redações anuladas

TALITA FERNANDES E PAULO SALDAÑA BRASÍLIA, DF E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Disparou o número de estudantes que tiveram a redação anulada por terem fugido ao tema no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de 2017. Os candidatos precisaram escrever

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.01.2018, 21:00:00 Editado em 18.01.2018, 21:00:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

TALITA FERNANDES E PAULO SALDAÑA

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Disparou o número de estudantes que tiveram a redação anulada por terem fugido ao tema no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de 2017. Os candidatos precisaram escrever um texto sobre "os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" -proposta que foi considerada complexa por professores.

Os dados foram divulgados na quinta-feira (18) pelo MEC (Ministério da Educação). Os participantes já podem acessar seus resultados individuais no site do exame: enem.inep.gov.br/participante.

continua após publicidade

A quantidade total de notas zero na redação subiu de 291.806, em 2016, para 309.157 no ano passado. Em termos percentuais, os exames zerados passaram de 4,84% para 6,54%.

A maior alta, no entanto, ocorreu nos casos de fuga ao tema. Enquanto, em 2016, foram 46.874 textos zerados por esse motivo, no ano passado esse número passou para 236.739. Dessa forma, um em cada grupo de vinte candidatos não entendeu sobre o que era necessário escrever e teve o texto zerado.

Além de fuga ao tema, são passíveis de nota zero a menção a um trecho desconexo ao texto, cópia dos textos que servem de apoio à proposta ou não atender ao tipo textual esperado (dissertação).

continua após publicidade

No ano passado, às vésperas da prova, decisão judicial proibiu o MEC de anular textos que desrespeitassem os direitos humanos, o que era previsto pelo Enem desde 2013. A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carmen Lúcia, endossou a decisão e a gestão do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), não levou novos recursos à frente.

Estudantes desrespeitaram os direitos humanos em somente 205 redações no Enem 2017, segundo o MEC. Eles tiveram desconto de pontos, mas não nota zero. Em 2016, o número de textos anuladas por desrespeito aos direitos humanos havia sido de 4.798.

MÉDIA

continua após publicidade

O número de provas com nota máxima na redação caiu de 77 para 53 entre 2016 e 2017. Por outro lado, a nota média aumentou entre duas edições do exame, passando de 541,9 para 558 (numa escala que vai até 1.000).

Para cursos concorridos, em que candidatos têm desempenho muito similar nas provas objetivas, a nota da redação costuma ser determinante para quem consegue uma vaga na universidade. O Enem é a porta de entrada para praticamente todas as federais. A USP, porém, também usa a nota para selecionar parte dos alunos.

continua após publicidade

Fora o critério relaciona do aos direitos humanos, não houve alterações nas regras de correção dos textos. Mas a partir de 2017 o Inep mudou a empresa que realiza esse trabalho. No lugar das fundações Cesgranrio e Cebraspe, a Fundação Vunesp foi escolhida (sem licitação).

Para o professor de redação Tiago Moreira Gomes, do colégio Vital Brazil, de São Paulo, o tema pode ter sido complicado para muitos participantes. "O Enem sempre envolve muita leitura e muitos candidatos fazem a prova de forma apressada", diz.

"O recorte temático falava sobre os desafios para a formação educacional do surdo, muitos podem ter falado sobre deficiência de um modo geral e isso pode ter acarretado em fuga ao tema."

Não é a primeira vez que a "fuga ao tema" provoca um volume tão grande de notas zero. Em 2014, quando a proposta foi "Publicidade infantil no Brasil", 217.399 textos foram anulados.

O MEC também divulgou as médias nas quatro partes objetivas do Enem 2017. A média geral em linguagens foi de 510,2, em ciências humanas foi 519,3 e em ciências da natureza ficou em 510,6. Já em matemática, a média foi de 518,5.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) será aberto no próximo dia 23. O sistema do MEC reúne as vagas em instituições de ensino superior que usam a nota do Enem para selecionar seus alunos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Enem 2017 teve mais redações anuladas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!