Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Coreias vão desfilar juntas em abertura da Olimpíada de Inverno

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os governos da Coreia do Sul e do Norte entraram em acordo, e as delegações dos dois países vão desfilar juntas na cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno sob uma bandeira que mostra a península unificada.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (17), os dois países anunciaram ainda que uma seleção feminina de hóquei no gelo terá composição mista, com atletas tanto do Norte quanto do Sul.

No restante das modalidades, haverá times distintos. Até o momento, foi confirmada a participação de dois competidores norte-coreanos nos Jogos, os patinadores Ryom Tae-ok e Kim Ju-sik.

Além dos atletas, a delegação norte-coreana incluirá 550 pessoas, sendo 230 animadoras de torcida, 140 artistas e 30 lutadores de tae kwon do, que farão uma demonstração. A Olimpíada acontecerá entre 9 e 25 de fevereiro, na cidade sul-coreana de Pyeongchang.

O acordo entre Pyongyang e Seul começou a ser costurado após o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, expressar em seu discurso de Ano Novo a intenção de liberar os atletas para participarem da competição.

Seul respondeu elogiando a declaração e convidando a Coreia do Norte para um encontro no dia 9, no qual foi confirmada a participação. Representantes dos dois países tiveram uma nova reunião nesta quarta-feira para acertar os detalhes.

UNIÃO NOS ANOS 90

As duas Coreias mandaram times unificados para grandes eventos internacionais duas vezes, ambas em 1991 --a primeira, por ocasião de um campeonato de tênis de mesa em Chiba, no Japão; a segunda, quando do Campeonato Mundial Juvenil de futebol em Portugal.

Durante a distensão dos anos 2000, seus atletas marcharam juntos nas cerimônias de abertura e de encerramento de nove eventos esportivos internacionais, incluindo as Olimpíadas e os Jogos Asiáticos.

O desfile sob um só pavilhão ocorreu nas Olimpíadas de Verão de Sidney-2000 e de Atenas-2004, assim como em edições de inverno, mas a prática foi interrompida em 2007, na esteira da deterioração das relações entre os vizinhos.

Já o time unificado é um expediente inédito em uma Olimpíada.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber