Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

EUA renovam acordo com Irã 'pela última vez'

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente americano, Donald Trump, estendeu nesta sexta-feira (12) o acordo nuclear firmado com o Irã em 2015, segundo ele pela última vez, para "dar uma chance aos aliados dos EUA de corrigir falhas terríveis".

São signatários do acordo, além de EUA e Irã, Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia.

"Esta é uma última chance", disse Trump em comunicado. "Na ausência de um acordo como este [revisado], os EUA não vão mais derrubar sanções para manter o acordo nuclear com o Irã." Ele deu 120 dias para os europeus reverem o acordo.

O pacto levantou sanções impostas devido ao programa nuclear de Teerã. É a terceira vez que Trump mantém o acordo, apesar de o ter chamado de "o pior da história".

Em outubro, o presidente já havia tirado a certificação da Casa Branca do pacto, afirmando que Teerã não cumpre o combinado. Na ocasião, Trump deixou nas mãos do Congresso a renovação.

A Casa Branca também aprovou sanções -não relacionadas ao programa nuclear-- contra o chefe do Judiciário iraniano, Sadeq Larijani, visto pelo governo Trump como principal culpado pela repressão aos recentes protestos contra o governo iraniano.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber