MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Drummond e Jorge Amado chegaram perto do Nobel, mostram documentos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado chegaram perto de vencer o Nobel de Literatura em 1967. É o que revelam documentos liberados pela Academia Sueca, que concede o prêmio todo ano, recém-divulgados. Naquele ano, o venced

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.01.2018, 19:15:00 Editado em 12.01.2018, 19:15:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado chegaram perto de vencer o Nobel de Literatura em 1967. É o que revelam documentos liberados pela Academia Sueca, que concede o prêmio todo ano, recém-divulgados.

continua após publicidade

Naquele ano, o vencedor foi o guatemalteco Miguel Ángel Asturias (1899-1974).

As informações vieram a público porque, passados 50 anos de cada edição do prêmio, a Academia revela quem eram os nomes no páreo. Drummond havia sido indicado pelo poeta sueco Gunnar Ekelöf, enquanto Amado o fora por uma associação de escritores brasileiros e três professores de universidades americanas.

continua após publicidade

Ainda de acordo com a Academia, a dupla de brasileiros fazia parte de um grupo de 17 autores indicados pela primeira vez. Na mesma turma, estavam Saul Bellow e Claude Simon, que depois ganhariam o troféu, em 1976 e 1975 respectivamente.

Na ocasião, o presidente do júri defendeu a vitória de Graham Greene, enquanto outros membros defendiam que o troféu fosse dividido entre Astúrias e o argentino Jorge Luis Borges.

Os documentos revelam também que o argentino não foi premiado por conta de suas posições políticas conservadoras, além de suas desavenças com um membro da Academia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Drummond e Jorge Amado chegaram perto do Nobel, mostram documentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!