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Cinebiografia 'Lou' perde força ao se submeter às convenções pobres

CÁSSIO STARLING CARLOS SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O nome de Lou Andreas-Salomé (1861-1937) entrou para a história como exemplo de pioneirismo na luta feminina por direitos e autonomia, bem antes de o feminismo ganhar corpo. A aristocrata russa tornou-se

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 12.01.2018, 08:15:00 Editado em 12.01.2018, 08:15:10
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CÁSSIO STARLING CARLOS

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O nome de Lou Andreas-Salomé (1861-1937) entrou para a história como exemplo de pioneirismo na luta feminina por direitos e autonomia, bem antes de o feminismo ganhar corpo. A aristocrata russa tornou-se conhecida também por ter sido uma das primeiras psicanalistas e por ter compartilhado ideias e afetos com nomes celebrados do pensamento e das artes.

"Lou", cinebiografia assinada pela alemã Cordula Kablitz-Post, recria um retrato da personalidade, afirmando sua singularidade e a posição dela no convívio com figuras masculinas canonizadas.

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O primeiro problema que o roteiro escrito pela diretora e por Susanne Hertel evita é submeter Lou à fórmula "por trás de um grande homem existe uma grande mulher", que mal esconde seu teor hierarquizante.

Suas relações com Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud e Rainer Maria Rilke são reconstituídas com base no ponto de vista dela, a partir do artifício narrativo de ela, na velhice, rememorar vivências a um jovem escritor.

O recurso permite recriar fatos já retratados na cinebiografia "Além do Bem e do Mal", dirigida pela italiana Liliana Cavani em 1977. Ali, a magnitude de Lou aparecia contraposta às fragilidades pessoais de Nietzsche e permitia evidenciar as desordens do desejo no triângulo amoroso com o filósofo Paul Rée.

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Em "Lou", as figuras masculinas são dispostas em torno da protagonista, que ocupa o centro dramático e narrativo, o que altera toda a configuração de lugares nas relações dela com eles.

A preocupação maior não é torná-la mais importante que eles, devolver influência apagada pela predominância masculina na circulação das obras dos autores, mas destacar a força de sua personalidade em si e junto a eles.

A clareza da abordagem aparece na forma como o filme escolhe não colocar Lou contra os homens ou como mera refém de mentalidade patriarcal, preferindo evidenciar seus valores num mundo regido pela lógica masculina.

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Essa singularidade surge com maior evidência, por exemplo, nas cenas de conflito que a opõem a Elizabeth, a irmã protonazista de Nietzsche. As ousadias libertárias de Lou revelam a intolerância e o autoritarismo subjacentes à moral religiosa da família do filósofo.

Enquanto essas diversas qualidades do tratamento da personagem ajudam a sustentar o interesse de "Lou", o filme perde força ao se submeter às convenções mais pobres das cinebiografias.

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A preferência por uma encenação ilustrativa, a submissão ao princípio de fidelidade factual e a busca de uma beleza certinha amenizam a natureza nada convencional de sua personagem.

Em comparação com a Lou perversa imaginada por Cavani 40 anos atrás, percebe-se como o cinema e o mundo retrocederam a um nível inimaginável de caretice.

LOU

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(LOU)

DIREÇÃO Cordula Kablitz-Post

ELENCO Katharina Lorenz, Liv Lisa Fries, Nicole Heesters

PRODUÇÃO Alemanha, Áustria, Itália, 16 anos

QUANDO em cartaz

AVALIAÇÃO regular

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