MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Estupro e morte de menina de 7 anos no Paquistão motivam campanha mundial

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O estupro seguido de morte de uma menina de 7 anos no Paquistão gerou uma onda de protestos no país à qual se somaram celebridades paquistanesas reconhecidas ali e no exterior. O corpo de Zainab Ansari foi encontrado na terça-

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.01.2018, 20:55:00 Editado em 11.01.2018, 20:55:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O estupro seguido de morte de uma menina de 7 anos no Paquistão gerou uma onda de protestos no país à qual se somaram celebridades paquistanesas reconhecidas ali e no exterior.

continua após publicidade

O corpo de Zainab Ansari foi encontrado na terça-feira (9) em um depósito de lixo em Kasur, nas proximidades de Lahore, quatro dias depois de seu desaparecimento.

Trata-se do 12º crime do tipo na cidade em um ano, o que alimentou denúncias de impunidade por parte da população local e impulsionou uma campanha na internet com a hashtag #JusticeforZainab (justiça por Zainab) ao redor do mundo.

continua após publicidade

A Nobel da Paz paquistanesa Malala Yousafzai e o ex-jogador de críquete e político paquistanês Imran Khan foram algumas das celebridades que usaram a hashtag, que entrou nos "trending topics" do Twitter.

"Isso tem de parar", disse Malala, defensora dos direitos das meninas de seu país. "As autoridades têm de agir."

"Não é a primeira vez que esses atos horríveis acontecem", afirmou Khan. "Temos de agir rapidamente para punir os culpados e garantir que nossas crianças estejam protegidas."

continua após publicidade

Uma pesquisa de 2011 da Fundação Thomson Reuters apontou o Paquistão como o terceiro país mais perigoso para mulheres, devido à ocorrência de ataques com ácido, casamentos infantis e punições por apedrejamento.

Na quarta (10), duas pessoas foram mortas quando a polícia disparou contra manifestantes em Kasur. Nesta quinta (11), escolas, escritórios e mercados ficaram fechados.

Várias cidades, como Faisalabad (nordeste) e Karachi (sul), registraram protestos. A estrada entre Lahore e Kasur foi bloqueada, e o tráfego local, suspenso.

continua após publicidade

As atrizes Mahira Khan e Sanam Saeed estavam entre os manifestantes em Karachi, a maior cidade do Paquistão.

"Precisamos começar a falar abertamente sobre abuso sexual", afirmou Khan, uma das mais populares intérpretes do país. "Precisamos incluí-lo nos currículos escolares. A conscientização é chave. Associar o abuso e o estupro à vergonha é a razão por que vários [ataques] não são reportados."

continua após publicidade

O abuso sexual cresce no país, com mais de 4.000 casos relatados em 2016, 10% a mais que em 2015, segundo a Comissão de Direitos Humanos do Paquistão.

O ministro-chefe da província do Punjab, Shahbaz Sharif, visitou os pais de Ansari para prometer que os agressores seriam presos.

Mas a família duvida de que a justiça seja feita. "Não temos nenhuma expectativa em relação à polícia. Demos provas para os agentes, inclusive gravações de câmeras de segurança, e nada foi feito", afirmou à Reuters seu tio, Hafiz Muhammad Adnan.

Uma recompensa de 10 milhões de rúpias (R$ 290 mil) foi oferecida para quem fornecer informações sobre os agressores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Estupro e morte de menina de 7 anos no Paquistão motivam campanha mundial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!