MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Secretaria da Saúde alerta para acidentes com arraias e bagres

Com a chegada do verão e do período de férias, a Secretaria de Estado da Saúde alerta para o perigo de acidentes com animais aquáticos, como arraias e bagres. Eles possuem veneno nos ferrões, que causa dor local e pode gerar feridas de difícil cicatrizaçã

Da Redação

·
Secretaria da Saúde alerta para acidentes com arraias e bagres
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2017, 09:06:00 Editado em 16.12.2017, 09:08:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a chegada do verão e do período de férias, a Secretaria de Estado da Saúde alerta para o perigo de acidentes com animais aquáticos, como arraias e bagres. Eles possuem veneno nos ferrões, que causa dor local e pode gerar feridas de difícil cicatrização.

continua após publicidade

O cuidado principal é para pessoas que mergulham em lagos, rios ou mares no litoral do Estado e, também, para pescadores. “O ferrão desses animais perfura a pele e causa dor imediata e inchaço, também pode evoluir para febre, sudorese, vômitos e, em casos mais graves, causar necrose ou uma infecção”, explica o biólogo da Divisão de Zoonoses e Intoxicações, Emanuel Marques.

Ele orienta que, caso ocorra um acidente, a parte atingida pelo ferrão deve ser mergulhada em água quente (em temperatura suportável para a pele) de 30 a 90 minutos, pois o calor minimiza a ação do veneno e diminui a dor. Marques não recomenda nenhum outro tipo de tratamento caseiro.

continua após publicidade

“Na verdade, a principal orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o tratamento adequado do ferimento e a retirada do ferrão, se necessário. Também, se possível, é recomendado levar o animal que causou o acidente ou alguma foto dele para facilitar o trabalho do profissional de saúde”, complementa Marques.

Apesar de não existirem registros de óbitos por esse tipo de acidente, a falta de tratamento adequado pode causar o afastamento do trabalho com pesca e sequelas permanentes.

CURSO – Para aumentar a sensibilização sobre o tema, nesta semana cerca de 20 profissionais de cinco municípios da 20ª Regional de Saúde (Toledo) participaram da capacitação sobre a Vigilância de Acidentes causados por Peixes. Estavam reunidos médicos, enfermeiros e técnicos de endemias e vigilâncias ambientais de Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Santa Helena e Pato Bragado.

continua após publicidade

A região, na Costa Oeste do Estado possui prainhas artificiais com grande movimentação de turistas. A capacitação foi a primeira do Estado, mas deve acontecer em outras regionais ainda no verão.

SERVIÇO – Para casos de acidentes com animais aquáticos como bagres e arraias, a Secretaria de Estado da Saúde também conta um serviço para orientação a profissionais de saúde e à população em geral. O Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná atende 24 horas por dia pelo telefone 0800 41 0148.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Secretaria da Saúde alerta para acidentes com arraias e bagres"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!