MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Cientistas desmentem mistério de bactérias 'extraterrestres' encontradas na EEI

Micróbios descobertos no exterior da estação espacial têm origem terrestre e não contêm nada de novo para os especialistas da NASA e para os seus colegas do Instituto de Problemas Medico-Biológicos em Moscou, comunicou Craig Kundrot, o chefe de um departa

Da Redação

·
EEI - Foto- Pixabay
Icone Camera Foto por Reprodução
EEI - Foto- Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2017, 23:53:00 Editado em 06.12.2017, 23:59:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Micróbios descobertos no exterior da estação espacial têm origem terrestre e não contêm nada de novo para os especialistas da NASA e para os seus colegas do Instituto de Problemas Medico-Biológicos em Moscou, comunicou Craig Kundrot, o chefe de um departamento da NASA.

continua após publicidade

No fim de maio deste ano, a imprensa divulgou informação de que os cosmonautas russos que recolhiam poeiras do revestimento exterior da Estação Espacial Internacional descobriram micróbios vivos.

Esta descoberta, de acordo com o cosmonauta russo Aleksandr Misurkin, apontava a possibilidade de que a vida na Terra podia ter sido trazida do espaço.

continua após publicidade

"Sabemos muito bem e já há muito tempo que as bactérias terrestres podem frequentemente se depositar no exterior da Estação Espacial Internacional e viver na superfície dela. Elas podem ter sido levadas para aí junto com gases emitidos pela estação, bem como a partir da atmosfera terrestre. Por outro lado, ainda não sabemos o que encontraram exatamente os nossos colegas, porque ainda não foram apresentados nenhuns dados ou amostras", afirmou Kundrot.

Estes micróbios, segundo acrescentou o cientista, têm origem bem terrestre e não são "provenientes do espaço", como foi anunciado por várias mídias.

Cientista russo Vladimir Sychev, que é o chefe de projetos dos satélites russos Bion-M e Bion-M2, está de acordo com o colega da unidade espacial norte-americana.

continua após publicidade

"A TSNIIMASH e os cosmonautas já há vários anos recolhem amostras do exterior da EEI nas partes onde não chegam os raios do Sol, e é natural que eles frequentemente descobrem aí micróbios. Estes micróbios, por regra, surgem na EEI vindos da atmosfera exterior — uma parte deles se instala e sobrevive aí. Isso não é nada surpreendente, porque o espaço sem ar é menos agressivo para alguns organismos do que a atmosfera com oxigênio", explica o cientista.

Na presença de oxigênio, segundo informa Sychev, até os produtos congelados se decompõem e se oxidam gradualmente. No vácuo do espaço, os espórios das bactérias podem existir durante longo período de tempo se não forem expostos a radiação ultravioleta ou de partículas de alta energia e não forem aquecidos a temperaturas extremamente altas.

Por isso, o fato que os micróbios conseguiram sobreviver nas partes exteriores da EEI não tem nada de extraordinário.

As informações são da Agência de Notícias Sputnik

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas desmentem mistério de bactérias 'extraterrestres' encontradas na EEI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!