MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Assessores de Trump usaram e-mails privados para trabalho, diz 'NYT'

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pelo menos seis membros e ex-membros da equipe do presidente dos EUA, Donald Trump, usaram contas de e-mail pessoais para assuntos de trabalho, informou nesta segunda-feira (25) o jornal "The New York Times". Dentre eles, diz

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2017, 08:05:09 Editado em 26.09.2017, 08:05:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pelo menos seis membros e ex-membros da equipe do presidente dos EUA, Donald Trump, usaram contas de e-mail pessoais para assuntos de trabalho, informou nesta segunda-feira (25) o jornal "The New York Times".

continua após publicidade

Dentre eles, diz a publicação, estão o ex-estrategista-chefe Stephen Bannon, o ex-chefe de gabinete Reince Priebus e a filha mais velha do mandatário, Ivanka, e seu marido, Jared Kushner, ambos assessores da Casa Branca.

Membros do governo dizem que, através dos e-mails pessoais, os seis respondiam a pedidos de entrevistas feitos por jornalistas e outras mensagens relacionadas. Salvo Kushner, que tem domínio próprio hospedado no provedor GoDaddy, os demais usavam contas gratuitas.

continua após publicidade

O uso de contas privadas por integrantes do governo americano para assuntos de trabalho não é ilegal, desde que as mensagens delas enviadas sejam também encaminhadas para os servidores do governo para arquivamento.

O caso foi reconhecido pelo governo Trump após o Departamento de Justiça solicitar as mensagens dos assessores investigados pela suposta relação da equipe do republicano com pessoas próximas ao governo russo.

As acusações ocorrem depois de o republicano ter chegado, na campanha eleitoral, a pedir a prisão da adversária, Hillary Clinton, por receber e responder a mensagens de trabalho em uma conta de e-mail pessoal quando era secretária de Estado do governo Barack Obama (2009-2017).

continua após publicidade

O ato era usado como forma de descrédito e sua plateia costumava responder com pedidos de prisão. "Nós não podemos deixar que esse esquema criminoso chegue ao Salão Oval", disse Trump, no ano passado.

Trump chegou a pedir ao Departamento de Justiça para reabrir a investigação assim que assumiu, mesmo depois de o FBI não encontrar provas de que ela tenha cometido um crime.

Os casos, porém, se diferenciam pela frequência: a democrata usava a conta pessoal para todas as comunicações, e muitas delas não eram encaminhadas -no caso dos assessores de Trump, o uso era esporádico.

continua após publicidade

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse nesta segunda-feira (25) que todos os integrantes do governo foram orientados a usar as contas oficiais.

"Eles ainda foram orientados a encaminhar todas as mensagens relacionadas a trabalho recebidas em contas pessoais para as contas oficiais do governo."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Assessores de Trump usaram e-mails privados para trabalho, diz 'NYT'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!