Mais lidas
Geral

Incêndio é controlado na serra da Bocaina, no interior de São Paulo

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os bombeiros controlaram na noite deste domingo (24) um incêndio que atingia há quase uma semana uma área florestal na serra da Bocaina, no entorno da Estação Ecológica Bananal (326 km de São Paulo), no Vale do Paraíba.

Apesar do controle do fogo, as equipes permanecem em alerta na região pois há o risco de pequenos focos de fogo se alastrarem. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, cerca de 1.200 hectares de vegetação foram destruídos pelo incêndio.

Na manhã de domingo (24), dois helicópteros da Polícia Militar sobrevoaram o local para fazer um reconhecimento da extensão do fogo e comandar as ações por terra. Mais de cem pessoas —corpo de bombeiros, defesa civil, prefeitura, Fundação Florestal e voluntários— atuaram na operação de combate ao fogo.

Segundo a Prefeitura de Bananal, o incêndio, causado pelo forte calor e ausência de chuvas, era "intenso e progressivo". Com o avanço dos focos de fogo havia o "risco eminente de que chegassem até áreas habitadas e poderia atingir, inclusive, o parque estadual localizado na serra da Bocaina, dependendo da posição dos ventos.

A prefeitura decretou estado de emergência no sábado (23). Com a medida, autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao fogo, a realização de campanhas de arrecadação de recursos e a entrada de autoridades administrativas e agentes da defesa civil nas casas da região, seja para prestar socorro ou determinar evacuação.

A Estação Ecológica de Bananal protege uma área remanescente de Mata Atlântica entre o vale do Paraíba e serra da Bocaina e tem espécies únicas de fauna e flora. O município, localizado a 326 quilômetros de São Paulo, é conhecido pelos casarões oitocentistas e pelas belezas naturais.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber