Mais lidas
Geral

Doria vai trabalhar de ônibus e quer fechar ruas do centro mais vezes

.

GABRIELA SÁ PESSOA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No dia Mundial Sem Carro, data internacional celebrada nesta sexta-feira (22), o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), transmitiu ao vivo sua ida de ônibus para a Prefeitura, no viaduto do Chá, centro da cidade.

"Bom dia, pessoal, são 5h55 da manhã. Hoje é o Dia Mundial Sem Carro, então vamos para o escritório caminhando e de ônibus", disse o prefeito na frente de sua casa no Jardim Europa, bairro nobre da zona oeste da cidade.

Após percorrer o caminho entre a residência e o ponto de ônibus e esperar cerca de dez minutos com o secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, Doria entrou no veículo da linha 107T-10.

Passou o bilhete único duas vezes com a ajuda do cobrador e se sentou nos últimos bancos. "Vou aproveitar e fazer uma queixa como usuário. Não tem ar-condicionado nesse ônibus", disse o prefeito para o secretário, apontando também o barulho alto do motor traseiro.

Segundo Doria, a interdição de vias do centro para carros e motos no dia de conscientização será repetida mensalmente. A princípio, a medida durará três meses. A ideia, disse o prefeito, é estimular o uso de outros meios de transporte -ônibus, bicicleta ou andar a pé.

No início da tarde, porém, para chegar à convenção nacional do aliado Solidariedade, na Liberdade, Doria preferiu usar seu Kia preto, a bordo do qual fez seu gesto de "acelera".

"Para chegar aqui era mais rápido de automóvel", disse Doria, em conversa com jornalistas após discursar para políticos e militantes do Solidariedade. A agenda do prefeito estava apertada hoje, segundo sua assessoria -do evento, partiu para almoço na Prefeitura.

CENTRO FECHADO

Nesta sexta, estão bloqueadas para carros, das 6h às 20h, a rua Boa Vista, a ladeira Porto Geral, a rua Líbero Badaró, o viaduto do Chá e o trecho da Rua Florêncio de Abreu entre a rua Boa Vista e a ladeira da Constituição. Além delas, o o largo São Bento, que liga as ruas Boa Vista e Libero Badaró, também está interditado. Nessas vias, é permitido apenas o trânsito de ônibus, táxis e bicicletas.

As esquinas da praça da Sé com as ruas Venceslau Brás e Floriano Peixoto, da rua Coronel Xavier de Toledo com o viaduto do Chá e da rua Florêncio de Abreu com a ladeira da Constituição também estão bloqueadas. A CET orienta os desvios necessários aos motoristas.

A ação faz parte da Semana da Mobilidade, que estimula a utilização de outros meios de transporte, como o transporte coletivo e a bicicleta.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber