MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

EUA e União Europeia adotam novas sanções contra Coreia do Norte

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após ter elevado o tom contra a Coreia do Norte em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente americano Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (21) a adoção de novas sanções econômicas contra o regime de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2017, 16:45:10 Editado em 21.09.2017, 20:03:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após ter elevado o tom contra a Coreia do Norte em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente americano Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (21) a adoção de novas sanções econômicas contra o regime de Kim Jong-un.

continua após publicidade

O decreto de Trump amplia as possibilidades de pessoas, empresas e entidades serem incluídas em uma lista negra por fazerem negócios com Pyongyang, restringindo ainda mais as relações comerciais com o país.

A medida foi vista como uma nova tentativa de pressionar economicamente o regime, adiando-se assim a adoção de medidas militares, apesar de Trump ter declarado que EUA podem ter que "destruir a Coreia do Norte" ao plenário da ONU na última terça (19).

continua após publicidade

O presidente americano também afirmou que o Banco Central da China tinha ordenado a suas filiais que limitassem o comércio com a Coreia do Norte, uma decisão que descreveu como "audaz" e "inesperada".

Pequim não confirmou a informação, mas, como principal parceiro comercial da Coreia do Norte, uma limitação sua a transações com Pyongyang poderia ter um impacto significativo sobre a economia do regime.

Os 28 membros da União Europeia também aprovaram a adoção de novas sanções contra o país.

continua após publicidade

Elas serão acrescidas às adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU na semana passada e supõem uma proibição total para as empresas europeias de exportarem petróleo ou investirem Coreia do Norte.

O Conselho deve se reunir novamente nesta quinta para discutir o programa nuclear de Kim Jong-un. O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, defenderá a implementação rigorosa das sanções adotadas contra Pyongyang no último dia 12.

Washington e seus aliados esperam que elas obriguem a Coreia do Norte a negociar o fim de seus programas militares.

continua após publicidade

No sábado (23), o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, deve se reunir com o chanceler norte-coreano, Ri Yong-ho, à margem da Assembleia Geral, em busca da adesão ao diálogo.

Ri, que falará ao plenário nesta sexta, chamou as ameaças de Trump de "latido de cachorro" e disse que não terão qualquer impacto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "EUA e União Europeia adotam novas sanções contra Coreia do Norte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!