MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Furacão Maria deixa ao menos 1 morto em Porto Rico e avança pelo Caribe

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após a passagem do Maria, milhares de porto-riquenhos começam, aos poucos, a reconstruirem as suas casas, mas os danos provocados pelo furacão na ilha ainda são desconhecidos, uma vez que muitos municípios continuam isolados e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2017, 10:10:08 Editado em 21.09.2017, 20:03:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após a passagem do Maria, milhares de porto-riquenhos começam, aos poucos, a reconstruirem as suas casas, mas os danos provocados pelo furacão na ilha ainda são desconhecidos, uma vez que muitos municípios continuam isolados e sem comunicação.

continua após publicidade

Nesta quarta-feira (20), o Maria se tornou um dos furacões mais potentes a tocar o solo de Porto Rico na história. O fenômeno chegou à ilha classificado como furacão de categoria 4 (em uma escala que vai até 5) e causou "devastação absoluta", segundo autoridades locais.

Os fortes ventos e chuvas destruíram casas, provocaram inundações, deslizamento de terra e derrubaram árvores que bloqueiam estradas.

continua após publicidade

"Este será um evento histórico para Porto Rico", disse o diretor de administração de emergências de Porto Rico, Abner Gomez.

Um homem morreu no município de Bayamón, no nordeste da ilha, quando o tapume que havia colocado na janela se desprendeu e o atingiu na cabeça, segundo disse uma autoridade do governo à agência de notícias "France Presse".

Na capital San Juan, grandes eucaliptos caíram em quase todos os quarteirões, causando danos em casas e estabelecimentos comerciais.

continua após publicidade

O som das serras começou a preencher o silêncio que se espalhou pela cidade após a passagem do furacão, quando os bombeiros começaram a remover as árvores e usaram pequenas escavadeiras para levantar postes de luz que caíram.

Na quarta, toda a ilha estava sem luz. Segundo a prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz, Porto Rico pode ficar até quatro meses sem energia elétrica e semanas sem água.

"Meses e meses vão passar antes que possamos nos recuperar disso", disse à agência de notícias "Associated Press" o prefeito da cidade costeira de Cataño, Felix Delgado.

continua após publicidade

De acordo com o governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, mesmo após a passagem do furacão, os cidadãos não podem relaxar e o "perigo continua".

"Há aviso de inundações para Porto Rico inteiro. Permaneçam em lugares seguros", disse.

continua após publicidade

O Maria atingiu Porto Rico dias após a passagem de outro furacão, o Irma, que também causou danos no território, mas não mortes.

REPÚBLICA DOMINICANA

Nesta quinta-feira (21), o furacão Maria atingiu a República Dominicana, causando enchentes e cortes de energia em toda a ilha. Ainda não há informações sobre mortes.

O Maria deixou ao menos dez mortos em sua passagem pelo Caribe, e o NHC (Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos) disse que a tempestade está a caminho das Ilhas Turcas e Caicos e do sudeste das Bahamas.

Na manhã desta quinta, o fenômeno estava classificado como furacão de categoria 3.

O furacão arrancou os telhados de quase todas as construções da Dominica, onde sete mortes foram confirmadas. O número de vítimas deve aumentar quando as buscas forem retomadas. Na ilha de Guadalupe, outras duas pessoas morreram.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Furacão Maria deixa ao menos 1 morto em Porto Rico e avança pelo Caribe"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!