MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Descuido no centro aumenta sensação de insegurança e afeta frequência

LEONARDO MARAN NEIVA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A sensação de insegurança experimentada pelos frequentadores da região central de São Paulo é ampliada por problemas estruturais da região, como falta de limpeza, iluminação deficiente e a existência de mo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2017, 15:35:04 Editado em 20.09.2017, 15:35:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LEONARDO MARAN NEIVA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A sensação de insegurança experimentada pelos frequentadores da região central de São Paulo é ampliada por problemas estruturais da região, como falta de limpeza, iluminação deficiente e a existência de moradores de rua e usuários de droga.

O centro está entre as regiões que têm maior ocorrência de furtos na cidade, mas tem poucos registros de crimes violentos, como homicídios ou assaltos.

continua após publicidade

Segundo o ex-secretário nacional de política de drogas Luiz Guilherme Paiva, a sensação de insegurança pode ser tão prejudicial quanto a falta de segurança em si, porque afasta a população e o comércio e segrega frequentadores.

"Nos grandes centros, existe uma relação entre a sensação de insegurança e a desorganização, inclusive estética, gerada por cenas de uso de drogas em lugares públicos."

Paiva afirmou que é preciso parar de tratar a cracolândia como um problema particular de São Paulo e passar a prestar atenção nas soluções encontradas por outras cidades pelo mundo. É essencial, disse, olhar tanto para a segurança de quem frequenta a região, quanto para a dos próprios usuários, entre os quais a causa de morte mais frequente não acontece pelo uso de drogas, mas por homicídio.

continua após publicidade

Para o vice-presidente da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos, a diversidade de culturas e etnias encontrada na região central é outro fator que pode contribuir para a impressão: "Porque as pessoas se sentem inseguras frente ao desconhecido".

Questões como limpeza, iluminação e a falta de jardins bem cuidados e estabelecimentos comerciais funcionando normalmente seriam, na avaliação dele, muito mais importantes do que uma grande presença da polícia no local.

"Por isso a requalificação do centro é fundamental. Um lugar muito policiado, como um aeroporto, já geraria inclusive um certo clima de insegurança."

continua após publicidade

Ramos disse também ser favorável à maior descentralização de um dos grandes eventos ocorridos anualmente na região, a Virada Cultural. Ele defende espalhar as ações culturais por toda a cidade, mas sem abrir mão da participação dos equipamentos culturais da área central, que aproveitariam a ocasião para divulgar seus espaços e atrair visitantes.

Marcos da Costa, presidente da OAB-SP, pensa diferente. A Virada Cultural deve ter o centro como foco, principalmente para atrair jovens à região. Parte da degradação local, segundo ele, pode ser atribuída à perda de grandes referências culturais.

Para Costa, o importante é descobrir quais novas estruturas devem surgir na região para que ela deixe de ser ocupada por usuários de drogas.

"Devemos ocupar o centro da cidade com aquilo para o que ele tem vocação hoje: serviços, gastronomia e cultura. Isso fará com que ele volte a ter o papel de centro cultural e palco de grandes manifestações da sociedade."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Descuido no centro aumenta sensação de insegurança e afeta frequência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!