MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Polícia faz buscas em sede do governo catalão em operação contra referendo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Guarda Civil Espanhola prendeu nesta quarta-feira (20) o secretário da Economia da Catalunha, Josep Maria Jove, e mais 11 pessoas durante buscas em diversos prédios do governo regional. A operação acontece após o governo da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2017, 10:15:08 Editado em 20.09.2017, 10:15:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Guarda Civil Espanhola prendeu nesta quarta-feira (20) o secretário da Economia da Catalunha, Josep Maria Jove, e mais 11 pessoas durante buscas em diversos prédios do governo regional.

continua após publicidade

A operação acontece após o governo da Catalunha anunciar referendo pela independência da região, marcado para 1º de outubro, que criou uma crescente tensão entre Madri e os líderes locais.

De acordo com o governador da Catalunha, Carles Puigdemont, com a operação desta quarta, Madri impôs um "estado de exceção" na região.

continua após publicidade

"O Estado [espanhol] suspendeu de fato a autonomia da Catalunha", disse Puigdemont.

A Justiça da Espanha vetou a realização do referendo. A decisão da corte, que acolheu petição do governo espanhol, era esperada diante do histórico de sentenças contra as iniciativas pela separação catalã, baseadas no princípio constitucional da indivisibilidade do território do país.

O REFERENDO

continua após publicidade

Segundo o presidente regional, Carles Puigdemon, os catalães responderão à pergunta: "Você deseja que a Catalunha seja um Estado independente sob a forma de República?".

Em seguida, ele assegurou que em caso de vitória do "sim", passaria a cumprir o mandato que lhe foi confiado: separar sua região de 7,5 milhões de habitantes do resto da Espanha.

O governo conservador do primeiro-ministro Mariano Rajoy chamou o anúncio de um "show" daqueles dispostos a dividir a Espanha e prometeu impedir a votação caso os políticos catalães ou o parlamento regional decidam formalmente realizar o plebiscito.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Polícia faz buscas em sede do governo catalão em operação contra referendo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!