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Giorgio Armani abre em Londres temporada de desfiles europeus

SÓ PODE SER REPRODUZIDA COM ASSINATURA PEDRO DINIZ LONDRES, REINO UNIDO (FOLHAPRESS) - Um dos últimos estilistas vivos da época de ouro da moda italiana, Giorgio Armani, 83, apresentou na vanguardista Londres, no domingo (20), o primeiro desfile da grife

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2017, 06:00:05 Editado em 20.09.2017, 06:00:05
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PEDRO DINIZ

LONDRES, REINO UNIDO (FOLHAPRESS) - Um dos últimos estilistas vivos da época de ouro da moda italiana, Giorgio Armani, 83, apresentou na vanguardista Londres, no domingo (20), o primeiro desfile da grife Emporio Armani na temporada.

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O evento abriu de forma extraoficial o circuito dos principais desfiles europeus, que começa de fato nesta quarta (20), em Milão.

A apresentação na região fashionista de New Bond Street não só serviu para reabrir a loja no centro do consumo londrino, mas também de manifesto contra um vaivém de tendências e impulsividade que toma o norte criativo das grifes.

"É muito mais fácil mudar sempre. Você segue o impulso do momento para tentar surpreender a todo custo, fazer manchetes. Para mim, existem outras coisas que importam", afirmou o estilista em entrevista à reportagem. "O maior desafio é sempre acompanhar os tempos sem perder seu modo de pensar."

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Na passarela, referências dos anos 1970, como grafismos coloridos aplicados aos looks de alfaiataria, foram mescladas ao visual festeiro da "swinging London" dos 1960. O acento britânico também apareceu em padrões cujas linhas ampliavam o "argile", padronagem em losangos dos suéteres ingleses.

Armani é festejado e criticado por passar 40 anos dando voltas em uma linha de pensamento, com coleções que exaltam os pilares da carreira, como a interseção das silhuetas masculina e feminina. Em Londres, ele fortaleceu o viés urbano e pop da Emporio.

A grife "criada para caminhar sozinha" e "atender às necessidades de um público amplo", se descola do experimentalismo da Giorgio Armani, a marca-mãe. O estilista ainda criou etiquetas de jeans, "streetwear" e casual.

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EXPANSÃO

O empresário hoje investe também em hotelaria, movelaria, gastronomia e noite. A fortuna ligada aos negócios soma US$ 8,7 bilhões (ou R$ 27 bilhões), segundo a "Forbes".

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A fórmula foi nadar nos 1990 contra a corrente. Diferentemente de Alberta Ferreti, da grife homônima, e Renzo Rosso, da Diesel, Armani não construiu um grupo com diversas marcas, à maneira do empreendedorismo dos conglomerados franceses LVMH e Kering. Fortaleceu o sobrenome e nadou de braçada, enquanto os colegas mergulharam em gráficos modestos.

"Não há razões específicas, mas os empresários italianos de moda que estão indo bem nunca tentaram construir grupos porque estavam e estão convencidos de que devam se concentrar no desenvolvimento dos próprios negócios", diz. Para ele, os franceses demonstram ser mais estratégicos.

A maneira de gerir os negócios moldou o estilo pessoal de Armani, sempre de preto, quase um belga minimalista se comparado à extravagante imagem de seus contemporâneos Gianni Versace (1946-2007) e Roberto Cavalli.

O desfile em Londres mostra também que o empresário está na ativa, tem os dois pés na estrada e que não deve se aposentar agora. A ver.

"Tenho a sorte de ter um trabalho pelo qual tenho paixão. O amor pelo que faço é a minha maior motivação para seguir em frente. Por que de eu deveria parar?"

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