Mais lidas
Geral

Lucia Topolansky, mulher de Mujica, assumirá vice-presidência do Uruguai

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Lucia Topolansky, ex-guerrilheira e mulher do ex-presidente José "Pepe" Mujica, assumirá a vice-presidência do Uruguai após a renúncia de Raúl Sendic, que deixou o cargo no sábado (9).

Topolansky, 72, é senadora pelo partido governista Frente Ampla, de esquerda. Ela assumirá o cargo de vice-presidente por ter sido a segunda senadora mais votada da coligação que obteve mais votos na última eleição.

Segundo a Constituição do país, Sendic deveria ser substituído pelo senador mais votado no último pleito, o próprio Mujica. Só que ele está inabilitado para ocupar o cargo porque no Uruguai não há reeleição. Assim, Topolansky passou a ser a primeira da lista.

Sendic, que deixou o cargo após acusações de ter usado um cartão corporativo para fazer compras pessoais, é afilhado político de Mujica.

Topolansky participou, junto com Mujica, do grupo guerrilheiro MLN-Tupamaros, que atuou no Uruguai nos anos 1960 e 1970 e foi fundada por Raúl Sendric, pai do ex-vice-presidente.

Ela e Mujica se conheceram durante a guerrilha. Ambos foram presos na década de 1970. Nas décadas seguintes, Topolansky virou política e teve passagens pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Durante o mandato de Mujica, ela foi senadora e chegou a assumir interinamente a presidência do Uruguai durante alguns dias, enquanto o presidente e o vice estavam em viagens pelo exterior.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber