MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - A dois dias da visita do papa, Colômbia anuncia cessar-fogo com ELN

SYLVIA COLOMBO BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou na manhã desta segunda-feira (4), um cessar-fogo bilateral com o ELN (Exército de Liberação Nacional), hoje a principal guerrilha do país depois de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2017, 16:25:03 Editado em 04.09.2017, 16:25:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SYLVIA COLOMBO

continua após publicidade

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou na manhã desta segunda-feira (4), um cessar-fogo bilateral com o ELN (Exército de Liberação Nacional), hoje a principal guerrilha do país depois de aprovado o acordo de paz com as Farc, agora transformadas em partido político.

Com cerca de 3 mil combatentes, o ELN é uma guerrilha marxista que está na ativa desde 1964. Sua ideologia difere um pouco da das Farc, uma vez que tem mais influência religiosa e inspira-se na Teologia da Libertação.

continua após publicidade

Apesar de estar negociando um acordo de paz com o governo desde fevereiro, o ELN não deixou de praticar sequestros, extorsões e atentados. Por conta disso, a negociação vinha sendo muito questionada pela opinião pública e os meios de comunicação.

O anúncio do cessar-fogo, que começa a valer em 1º de outubro e vai até 12 de janeiro de 2018, é a primeira notícia de avanço real entre as duas partes nestes nove meses de conversas. A ONU e a Igreja Católica atuarão como observadores do cumprimento do cessar-fogo.

"É um imenso passo para a criação de confiança no processo e permite destravar o resto da agenda", declarou o chefe das negociações por parte do governo, Juan Camilo Restrepo.

continua após publicidade

Enquanto o acordo com as Farc foi costurado em Cuba, o tratado com o ELN está sendo negociado no Equador. Segundo Santos, chegou-se a um consenso sobre a interrupção dos ataques mútuos em debate que adentrou a última madrugada, em Quito.

Santos disse que o cessar-fogo estará condicionado "a que se avance nas negociações", referindo-se ao reiterado pedido do governo para que a guerrilha deixe de praticar sequestros e extorsões.

A guerrilha, por sua vez, embora declare que deseja firmar a paz com o Estado colombiano, vinha afirmando que não podia deixar essas práticas, porque depende delas para financiar-se.

continua após publicidade

O anúncio ocorre dois dias antes da chegada do papa Francisco ao país, cujo motivo principal é, justamente, celebrar a paz alcançada com as Farc, na qual teve um papel de intermediário.

"O cessar-fogo tem como finalidade proteger os cidadãos enquanto as conversas em Quito continuam. Neste período não haverá sequestros, nem ataques a estradas e oleodutos e demais hostilidades que essa guerrilha vinha cometendo", explicou Santos.

Acrescentou, porém, que falta muito a ser conversado para que se chegue a um acordo final, "espero que a visita do Papa estimule esse primeiro passo em busca da reconciliação."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - A dois dias da visita do papa, Colômbia anuncia cessar-fogo com ELN"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!