MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rússia convoca número 2 da embaixada dos EUA em Moscou

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Rússia convocou o número 2 da embaixada dos Estados Unidos em Moscou neste sábado (2), acusando os americanos de quererem inspecionar as instalações de sua missão comercial em Washington, cujo fechamento foi ordenado pela Ca

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.09.2017, 14:30:08 Editado em 02.09.2017, 14:30:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Rússia convocou o número 2 da embaixada dos Estados Unidos em Moscou neste sábado (2), acusando os americanos de quererem inspecionar as instalações de sua missão comercial em Washington, cujo fechamento foi ordenado pela Casa Branca.

continua após publicidade

O Departamento de Estado dos EUA requisitou na quinta-feira (31) o fechamento do consulado russo em San Francisco, assim como dois escritórios de apoio, um na capital Washington e outro em Nova York.

Os Estados Unidos justificaram esse fechamento em resposta à drástica redução de 755 diplomatas e funcionários, russos ou americanos, na Rússia, impostas no fim de julho por Moscou em reação às novas sanções econômicas aprovadas pelo Congresso dos EUA.

continua após publicidade

"Nós convocamos o conselheiro da Embaixada dos EUA em Moscou, Anthony Godfrey. Ele recebeu uma carta de protesto sobre a vontade das autoridades dos EUA de intervenção na missão comercial russa em Washington ", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado.

"A partir de hoje [sábado] perdemos o acesso [para a missão comercial de Washington], embora este edifício seja de propriedade do Estado russo e tenha imunidade diplomática", disse o ministério.

As autoridades dos EUA não confirmaram oficialmente que iriam realizar ações em edifícios diplomáticos russos nos Estados Unidos.

continua após publicidade

De acordo com a carta dada a Godfrey, a Rússia considera as inspeções de seus edifícios diplomáticos como "ilegítimos" na ausência de representantes oficiais do Estado russo.

Essas inspeções e "a ameaça de quebrar a porta de entrada" são "um ato de agressão sem precedentes, que poderia ser usado pelos serviços secretos dos EUA para criar um ato provocador contra a Rússia com objetos comprometidos que seriam colocados" por esses mesmos serviços, de acordo com a diplomacia russa.

As relações bilaterais entre os dois países vêm se desgastando desde a campanha eleitoral do atual presidente Donald Trump.

continua após publicidade

"As autoridades dos EUA devem acabar com suas violações flagrantes do direito internacional e renunciar a violar a imunidade das instituições diplomáticas russas", disse o comunicado.

Moscou "reserva-se o direito de tomar medidas de retaliação com base na reciprocidade", continua o documento

continua após publicidade

Em San Francisco, testemunhas disseram ter observado uma fumaça negra saindo de uma lareira do consulado russo nesta sexta. Isso foi devido a "medidas para preservar o prédio", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zajarova, sem mais detalhes.

RÚSSIA, OBAMA E TRUMP

Após o anúncio do fechamento desses escritórios diplomáticos, Moscou imediatamente criticou essa "escalada" de tensões "iniciadas" por Washington.

continua após publicidade

Em qualquer caso, isso ilustra a incapacidade da Casa Branca ou do Kremlin de melhorar as relações sete meses após a chegada de Donald Trump, que apresentou como um dos seus objetivos a normalização das relações entre os dois poderes.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, pareceu tirar o peso das ações da administração Trump. "Toda esta situação foi criada pelo governo Obama para minar as relações russo-americanas e não permitir que Trump as melhore", disse ele.

Segundo Lavrov, o Congresso e o estabelecimento dos EUA "tentam amarrar as mãos e os pés [para a administração Trump], inventar uma suposta interferência russa, um vínculo entre ele e a Rússia, entre sua família e a Rússia".

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, anunciou por telefone a decisão de Lavrov de fechar consulados russos nos Estados Unidos.

Os dois homens se encontrarão em setembro, provavelmente por ocasião da Assembléia Geral da ONU em Nova York.

"Não estamos à procura de um confronto com os Estados Unidos", afirmou Lavrov nesta sexta-feira, dizendo que buscava "abordagens baseadas no respeito mútuo" para alcançar "compromissos" com Washington.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rússia convoca número 2 da embaixada dos EUA em Moscou"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!