Mais lidas
Geral

Informações sobre malas estão disponíveis, dizem empresas aéreas

.

MARINA ESTARQUE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As empresas aéreas dizem que as informações sobre franquias estão disponíveis para os passageiros e que a cobrança pela mala de porão vai diminuir o preço das passagens.

A Latam afirmou que faz "ações de esclarecimento" desde maio. "A perspectiva da companhia é reduzir em até 20% o preço das tarifas domésticas até 2020."

Para a empresa, a liberdade tarifária, adotada em 2001, aumentou a concorrência. "De lá para cá, segundo dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a tarifa média doméstica caiu mais de 50%", disse.

A Gol disse que as informações estão no site, em aeroportos, no autoatendimento e nas lojas da empresa. "O excesso de peso calculado hoje, de acordo com a tarifa cheia do voo, é mais econômico e de fácil entendimento." A Azul afirmou que "a passagem ficou, no mínimo, R$ 40 mais barata para aqueles que não despacham."

Já a Anac defende a resolução e diz que é cedo para analisar os impactos. "A agência entende ser prematura qualquer avaliação neste período inicial de transição, em que tanto empresas quanto passageiros ainda estão se adaptando."

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber