Mais lidas
Geral

Rio e Bahia estão entre destinos mais lembrados

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Rio e Bahia estão entre os destinos que mais se destacam entre os resultados da edição de 2017 do Melhor de São Paulo Turismo.

A cidade do Rio de Janeiro ocupa posição de destaque como polo nacional e lidera em pelo menos quatro itens -destino de Carnaval, Réveillon, para solteiros e melhor cidade no Brasil. Quando a pergunta se refere ao melhor Estado do país para se viajar, menções à Bahia cresceram mais do que lembranças do Rio. No exterior, os Estados Unidos têm maior apelo junto aos paulistanos.

Mudanças pouco expressivas nos resultados da edição de 2017 reforçam o diagnóstico de que há ainda espaço importante a ser explorado por marcas do setor no imaginário do consumidor.

A taxa média de entrevistados que não conseguem apontar os melhores locais em 50 categorias ultrapassa 30%, uma porcentagem elevada considerando-se as características de perfil da pesquisa -paulistanos das classes A/B que viajaram nos últimos 12 meses.

Em alguns itens, a dificuldade em responder ultrapassa os 70%. São os casos de seguro viagem, casa de câmbio, roaming internacional e empresas de intercâmbio.

Em algumas categorias, contudo, a combinação de relevância e comunicação adequada gerou retenção. É uma tendência que se observa especialmente em relação aos aplicativos digitais. As taxas de desconhecimento dos aplicativos de viagem e de busca de hotéis, por exemplo, caíram 11 e 7 pontos percentuais no último ano, respectivamente. As marcas líderes desses mercados cresceram 6 pontos percentuais cada no mesmo espaço de tempo.

Uma hipótese para explicar os baixos índices de lembrança de alguns serviços relacionados a viagens ao exterior pode ser a queda do número de paulistanos que foram para outros países nos últimos 12 meses.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber