Mais lidas
Geral

ATUALIZADA - Furacão deve atingir EUA com ventos de mais de 200 km/h

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que o furacão Harvey, inicialmente classificado como uma depressão tropical, ganhou força nos últimos dias e foi elevado à categoria 4.

A previsão do centro é que a tempestade atinja a baía de Matagorda, no Estado do Texas, na noite de sexta ou na manhã de sábado (26). O Estado vizinho da Louisiana também deve ser atingido, mas com menor intensidade.

Os ventos na região durante a passagem da tempestade podem ultrapassar 200km/h. Fortes ondas geradas pelo furacão já alcançavam o litoral dos dois Estados, assim como o nordeste do México.

O governador do Texas, Greg Abbott, alertou que o furacão "será um grande desastre". Ele afirmou ter solicitado ao presidente Donald Trump que declare o Estado uma "área de desastre federal", o que permitiria a liberação de recursos federais para o enfrentamento da tempestade.

REMOÇÃO

Meteorologistas estimam que Houston, maior cidade do Texas, sofrerá inundações no sábado à noite, em função do grande volume de chuva esperado. Abbott tem sugerido desde quinta-feira (24) que mais pessoas deveriam ser removidas da região.

Ele foi criticado por autoridades locais, que alertaram para o perigo de uma tentativa de retirada em massa.

O prefeito de Houston, Sylvester Turner, decidiu contra a remoção, já que a cidade deve receber fortes chuvas no sábado, mas não passará pelo pior da tempestade.

Abbott declarou em entrevista nesta sexta que todos aqueles que tenham condições de deixar a região do golfo deveriam fazê-lo. Ele também criticou prefeitos que não ordenaram retiradas obrigatórias em suas cidades.

Estima-se que pelo menos oito condados e sete cidades tenham instituído a saída obrigatória para seus habitantes. Cerca de 12 localidades teriam decretado uma retirada voluntária.

O presidente Donald Trump recomendou àqueles que estão na região que será atingida que se informem junto às autoridades locais e sigam suas instruções.

Um porta-voz da presidência comunicou que Trump planeja viajar ao golfo do Texas no início da semana que vem para monitorar os efeitos do furacão.

companhias aéreas

As principais companhias aéreas americanas pediram que pessoas com passagens para a região até o fim do mês fiquem atentas com possíveis atrasos e cancelamentos.

A banda inglesa Coldplay adiou um show marcado para a noite de sexta em Houston devido à passagem do furacão Harvey.

Em Meyerland, no subúrbio de Houston, moradores estão estocando alimentos para deixar a região. Em um posto de gasolina, 12 carros faziam fila para encherem os tanques. A loja de conveniência estava lotada o dia todo.

Morador do local, Brent Borgstedte, 55, passou em quatro postos antes de conseguir encher o carro.

Apesar de estocar alimentos em casa, ele se disse tranquilo. "Acho que não há ninguém muito preocupado com isso. Passei minha vida inteira aqui, já passei por diversos furacões", disse ele.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber