MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Maioria dos moradores de favelas com UPP querem que ação continue

LUIZA FRANCO RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A maior parte das pessoas que moram em favelas no Rio onde há UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) acham que o projeto foi mera "maquiagem". Ainda assim, querem que ele continue -mas com mudanças. É o que m

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.08.2017, 15:50:04 Editado em 22.08.2017, 15:50:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUIZA FRANCO

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A maior parte das pessoas que moram em favelas no Rio onde há UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) acham que o projeto foi mera "maquiagem". Ainda assim, querem que ele continue -mas com mudanças. É o que mostra pesquisa do Cesec (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), da Universidade Cândido Mendes, divulgada nesta terça-feira (22), sobre a opinião de moradores a respeito do programa, instalado em 2008 para retomar áreas dominadas pelo tráfico e aproximar a população do Estado.

Em meio à crise pela qual passa o Estado, o projeto está em xeque, com muitos confrontos entre policiais e traficantes e muitos casos de inocentes vitimados.

continua após publicidade

A pesquisa foi feita com 2.479 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 8 de agosto e 25 de outubro de 2016, em 37 das 38 favelas com UPP no Rio.

Seus números mostram que, para grande parte dos moradores, a instalação da UPP não modificou de forma significativa seu cotidiano. Ao serem indagados sobre aspectos positivos e negativos do projeto, entre 55% e 68% disseram que "não faz diferença".

Para 44% dos moradores, a UPP não fez diferença na sensação de segurança; para 35,8%, a sensação de segurança aumentou depois da instalação da UPP. Outros 16,8% avaliaram que era mais seguro antes da chegada das unidades.

continua após publicidade

Entre as críticas estão tiroteios frequentes, mortes, aumento de aluguéis e êxodo de moradores. Entre os aspectos positivos foram citados maior acesso a serviços públicos e privados, obras de infraestrutura, projetos sociais e oportunidades de trabalho.

Luiz Soares, 44, morador de Manguinhos que esteve presente no evento de divulgação da pesquisa, acha que, mesmo com todos os problemas, as pessoas preferem que a UPP continue porque com ela vieram algumas melhorias em serviços públicos. "Antigamente não tinha retirada de lixo, iluminação. As pessoas temem que, se a UPP sair, perderemos isso também".

"A gente tem a impressão de que a UPP foi um projeto passageiro, uma maquiagem visando diminuir a violência para a Copa e a Olimpíada. Estamos vendo o fim dele agora. No entanto, foi a única referência de suposta melhoria que vimos nos últimos anos", diz Ricardo Fernandes, 28, morador da Cidade de Deus.

continua após publicidade

A pesquisa mostrou que a opinião dos moradores varia em diferentes áreas da cidade e de acordo com o perfil do entrevistado.

Mulheres são mais favoráveis à permanência da UPP do que os homens (66 a 58%) e brancos, mais do que negros (70 a 61%). Os mais jovens tendem a ser mais críticos ao projeto. UPPs de favelas menores são mais bem avaliadas. Moradores da região central e da zona sul são os que mais acham que a UPP trouxe melhorias (48%). Os da zona oeste são os que menos acham isso (23%).

MUDANÇAS

Entre as modificações necessárias para a permanência das UPPs e apoiadas pelos moradores estão: fim das incursões violentas da polícia; melhor treinamento dos policiais; punição de desvios; melhores condições de trabalho para os policiais; mais oferta de serviços públicos.

"A maioria dos moradores quer a permanência da UPP, mas não de forma incondicional, e sim com profundas correções de rumo. Ou seja, o que eles parecem desejar nada mais é do que a retomada do projeto original das UPPs", diz uma das responsáveis pela pesquisa, Leonarda Musumeci.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Maioria dos moradores de favelas com UPP querem que ação continue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!