MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Secretário de Doria denunciou suposto esquema ilegal antes de ser demitido

ARTUR RODRIGUES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Antes de ser demitido pelo prefeito João Doria (PSDB), o ex-secretário do Verde e Meio Ambiente Gilberto Natalini (PV) fez declarações à Justiça e à CGM (Controladoria Geral do Município) sobre um suposto esque

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.08.2017, 12:30:09 Editado em 22.08.2017, 12:30:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ARTUR RODRIGUES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Antes de ser demitido pelo prefeito João Doria (PSDB), o ex-secretário do Verde e Meio Ambiente Gilberto Natalini (PV) fez declarações à Justiça e à CGM (Controladoria Geral do Município) sobre um suposto esquema de obtenção irregular de certificados de compensação ambiental para o mercado da construção civil na cidade de São Paulo.

Natalini foi demitido na semana passada. Nos bastidores, uma das questões que pesaram sobre a saída foi a pressão em relação à obtenção dessas licenças, que passou a ser feita de maneira mais cuidadosa e lenta após a chegada do secretário, além de questões políticas e administrativas.

continua após publicidade

As compensações ambientais são feitas em obras que afetam o meio ambiente de alguma maneira. Muitas vezes, isso é feito por meio de plantio de árvores.

O ex-secretário, que voltou a ser vereador, cita as irregularidades em meio a processo judicial movido pela construtora Brookfield. A empresa pediu liminar para obtenção do certificado para compensação ambiental para um empreendimento e a prefeitura questionou a empresa -e acabou relatando também as irregularidades na pasta.

No processo, quem dá detalhes sobre o assunto é a chefe da Câmara Técnica de Compensação Ambiental, a arquiteta Regina Barros, subordinada à pasta então chefiada por Natalini. Ela relatou à Justiça irregularidades que vão de ameaça a funcionários e servidores ligados a oito agências que mediam a obtenção de licenças ambientais. A Câmara é o órgão que analisa a emissão dos certificados de compensação ambiental.

continua após publicidade

Ela relata que a pressão para agilizar os processos e beneficiar tais agências parte dos próprios servidores da pasta, a ponto de uma funcionária pedir para mudar de setor devido ao assédio dos colegas. Uma outra servidora teria sido avisada para que tomasse cuidado com suas filhas e quando saísse sozinha de casa.

"Tem sido muito difícil lidar com o assédio e ameaças que estamos sofrendo na praça de atendimento [por parte das agências]", afirma Regina.

Na prática, alguns servidores atuariam como se fossem prestadores de serviços das agências. Outros teriam deixado o órgão para trabalhar nas tais empresas. Em um dos casos, uma funcionária seria mulher do dono de uma das agências.

continua após publicidade

Há outros problemas relatados, como falta de pagamentos de taxas à prefeitura e falta de documentação dos trâmites dentro do órgão.

Questionada sobre o assunto, a gestão Doria afirmou que os casos estão sendo investigados pela Controladoria. "A Corregedoria Geral do Município já estava investigando as informações reportadas pelo ex-secretário à Controladoria Geral do Município e ao Poder Judiciário desde o primeiro momento quando Gilberto Natalini, ainda à frente da pasta, apresentou-as -portanto, não haverá prejuízos às apurações com a troca de comando na secretaria", afirma a nota.

A prefeitura afirma ainda que "a CGM oferecerá suporte àqueles que se sintam, eventualmente, incomodados por eventuais pressões, inclusive com a possibilidade de transferir funcionários para que estes sejam protegidos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Secretário de Doria denunciou suposto esquema ilegal antes de ser demitido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!