MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Autoridades dos EUA dizem que conflito com Coreia do Norte não é iminente

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Altas autoridades de segurança do governo norte-americano afirmaram neste domingo (13) que um confronto militar com a Coreia do Norte não é iminente, mas que a possibilidade de guerra é maior do que há uma década. O diretor d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.08.2017, 19:05:07 Editado em 13.08.2017, 19:05:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Altas autoridades de segurança do governo norte-americano afirmaram neste domingo (13) que um confronto militar com a Coreia do Norte não é iminente, mas que a possibilidade de guerra é maior do que há uma década.

continua após publicidade

O diretor da CIA (Agência Central de Inteligência) Mike Pompeo e o tenente-general do Exército H.R. McMaster, conselheiro de segurança nacional do presidente Donald Trump, tentaram oferecer garantias de que o conflito é evitável, mesmo apoiando as palavras duras de Trump em relação a Pyongyang.

Pompeo e McMaster afirmaram que os aliados norte-americanos não poderão mais esperar enquanto a Coreia do Norte avança com seu projeto de desenvolver um míssil balístico intercontinental.

continua após publicidade

"Não estamos mais perto da guerra em relação a uma semana atrás, mas mais do que há dez anos", afirmou McMaster, acrescentando que o governo Trump está preparado para lidar com a Coreia do Norte militarmente, se necessário.

McMaster frisou que os EUA têm feito "esforços diplomáticos determinados", liderados pelo secretário de Estado Rex Tillerson, além das sanções financeiras contra o país, formas de dissuadir o líder norte-coreano Kim Jong Un de continuar as provocações.

Pompeo afirmou que "não há nada iminente neste momento", quando questionado se as pessoas deveriam se preocupar com a escalada das tensões entre os dois países.

continua após publicidade

Para o diretor da CIA, Kim Jong Un é "racional" e responsivo a "circunstâncias adversas".

"Esperamos que a Coreia do Norte entenda que os EUA não terão mais a paciência estratégica que permitiu o avanço do programa de armas local. É simples assim", disse Pompeo.

O mais alto oficial do Exército norte-americano, o general Joseph Dunford, dos fuzileiros navais, viajou à Ásia e se encontrará com líderes de Coreia do Sul, Japão e China. A ideia é "sair dessa situação sem guerra", segundo o general.

continua após publicidade

O presidente chinês Xi Jinping pediu que os dois lados evitem palavras e ações que possam piorar a questão.

A China é o maior parceiro norte-coreano, seja comercialmente ou no envio de ajuda, mas o governo afirma que não consegue convencer o aliado a encerrar os programas nuclear e de mísseis.

O jornal norte-coreano Minju Joson afirmou em editorial neste sábado (12) que o país "é capaz de lutar em qualquer guerra que os EUA queiram".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Autoridades dos EUA dizem que conflito com Coreia do Norte não é iminente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!