MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Xi telefona a Trump e pede moderação com Pyongyang

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ante a escalada retórica entre EUA e Coreia do Norte, o líder chinês, Xi Jinping, pediu em telefonema neste sábado (12) ao presidente americano, Donald Trump, que evite "palavras e atos" capazes de "exacerbar" a tensão na pení

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.08.2017, 13:20:03 Editado em 12.08.2017, 13:20:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ante a escalada retórica entre EUA e Coreia do Norte, o líder chinês, Xi Jinping, pediu em telefonema neste sábado (12) ao presidente americano, Donald Trump, que evite "palavras e atos" capazes de "exacerbar" a tensão na península Coreana, informou a TV estatal chinesa.

continua após publicidade

Trump tem dito de forma recorrente em discursos que Pequim precisa auxiliar os EUA a conterem as ambições nucleares e bélicas da Coreia do Norte, aliada chinesa.

No diálogo, Xi exortou todas as partes a "dar provas de moderação" e a "manter um rumo geral de diálogo, negociações e acordo político".

continua após publicidade

Segundo o líder chinês, seu país compartilha com os EUA "o interesse comum de livrar a península das armas nucleares e de manter a paz e a estabilidade" na região.

Segundo a CCTV, Trump respondeu que "as relações entre China e EUA se encontram em estágio de bom desenvolvimento, e ainda podem melhorar". A Casa Branca confirmou que na conversa os dois líderes "reafirmaram seu compromisso em manter a península Coreana livre de armas nucleares".

No mesmo comunicado, a Presidência americana destaca que Trump também reafirmou ao governador de Guam, Eddie Calvo, o presidente Trump que as "forças dos americanas estão preparadas para garantir a segurança da população local e dos EUA como um todo".

continua após publicidade

A ilha no Pacífico é território americano e abriga uma base militar dos EUA.

Na sexta (11), Trump advertiu que se a Coreia do Norte "fizer algo em relação a Guam ou a qualquer outro território ou aliado americano, vai se arrepender de verdade e rápido" e disse que "soluções militares estão engatilhadas caso a Coreia do Norte aja de forma imprudente".

Pyongyang, que em julho realizou com sucesso dois testes de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) ameaçou nesta semana atacar Guam.

Segundo reportagem do jornal "Washington Post" publicada na última semana citando fontes na Defesa americana, Pyongyang já conseguiu criar uma ogiva nuclear pequena o suficiente para caber em um de seus mísseis, o que, para o Departamento de Estado, é "alarmante".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Xi telefona a Trump e pede moderação com Pyongyang"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!