MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

OEA irá a tribunal internacional contra regime Maduro, diz secretário

DANIELA KRESCH JERUSALÉM, ISRAEL (FOLHAPRESS) - Em visita oficial a Israel, o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro, afirmou que, até o começo de novembro deste ano, a organização vai apresentar ao TPI (Tribunal Penal

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.08.2017, 11:20:08 Editado em 10.08.2017, 11:20:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANIELA KRESCH

continua após publicidade

JERUSALÉM, ISRAEL (FOLHAPRESS) - Em visita oficial a Israel, o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro, afirmou que, até o começo de novembro deste ano, a organização vai apresentar ao TPI (Tribunal Penal Internacional) provas do envolvimento do regime de Nicolás Maduro em crimes contra a humanidade.

"Nós temos evidências suficientes de que houve e ainda há crimes contra a humanidade na Venezuela. A tortura, especificamente, é um dos crimes contra a humanidade mais claros que ocorreram na Venezuela nos últimos tempos. E foi realizado de maneira sistêmica por parte do regime", disse Almagro nesta quinta-feira (10) à reportagem.

continua após publicidade

O secretário-geral da OEA também afirmou que o assassinato de 130 manifestantes por forças de segurança venezuelanas em recentes tumultos no país são "uma variável na dinâmica de assassinatos políticos".

A OEA não pode enviar uma ação ao Tribunal Penal Internacional, mas pode reunir dados e informações para ajudar em processos que seus países-membros abram na corte.

Almagro disse que um ex-fiscal da TPI, Luis Moreno Ocampo, designado como assessor especial da OEA em julho para crimes contra a humanidade, está recolhendo e catalogando a maior informação possível para que a OEA apresente a documentação ao tribunal, que ajudarão em ações contra o regime Maduro já apresentadas no TPI.

continua após publicidade

"Vamos fazer uma audiência nos meses de setembro e outubro. Acho que no fim de outubro ou princípio de novembro já poderíamos estar apresentando nossa própria documentação ao TPI."

O secretário-geral da OEA encerra nesta quinta-feira visita oficial de três dias a Israel. Entre outros compromissos, ele visitou na quarta-feira (9) o Museu do Holocausto e foi recebido pelo presidente Reuven Rivlin. Nesta quinta, Almagro se encontrou com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "OEA irá a tribunal internacional contra regime Maduro, diz secretário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!