MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Torre Eiffel fecha mais cedo após prisão de homem com faca

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um jovem foi detido no sábado (5) à noite com uma faca na base da Torre Eiffel, em Paris. Ele afirmou neste domingo (5) que "queria cometer um atentado contra um militar" e que teria "ligações com um membro do grupo extremista

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.08.2017, 11:35:07 Editado em 06.08.2017, 11:35:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um jovem foi detido no sábado (5) à noite com uma faca na base da Torre Eiffel, em Paris. Ele afirmou neste domingo (5) que "queria cometer um atentado contra um militar" e que teria "ligações com um membro do grupo extremista Estado Islâmico (EI)".

continua após publicidade

O suspeito, um francês nascido em agosto de 1998 na Mauritânia com antecedentes psiquiátricos, foi detido pouco antes da meia-noite ao tentar forçar um dos controles de segurança da Torre Eiffel e gritar "Allah Akbar" (Deus é grande).

O setor de combate ao terrorismo da Procuradoria de Paris assumiu o caso e abriu investigação por "associação terrorista em vista de cometer crimes contra pessoas" e por "tentativa de assassinato de autoridades públicas".

continua após publicidade

Em um primeiro momento, a pista terrorista havia sido excluída. Mas o jovem afirmou aos investigadores que tinha a intenção de atacar um soldado e que estaria em contato com um membro do grupo ultrarradical sunita, que o "teria encorajado a passar à ação".

As primeiras informações recolhidas apontavam para a personalidade frágil do suspeito. Ele permaneceu internado durante vários meses em um centro psiquiátrico e uma recomendação para que sua hospitalização continuasse foi emitida em 27 de julho por mais seis meses. Ele foi autorizado a deixar a clínica entre os dias 4 e 6 de agosto.

Desde janeiro de 2015, a França é alvo de uma onda de atentados terroristas que fizeram um total de 239 mortos.

continua após publicidade

No incidente deste sábado, "o jovem atravessou um primeiro pórtico empurrando um guarda de segurança com o ombro. Ele, então, puxou uma faca, gritando 'Allah Akbar'", de acordo com uma fonte próxima à investigação.

Militares da operação Sentinelle ordenaram que o homem colocasse a faca no chão. Ele o fez sem resistência e foi imediatamente detido.

Após o incidente, "a polícia realizou uma busca completa no local e pediu que as pessoas deixassem o monumento à 0h30", quinze minutos antes da hora habitual, indicou a empresa que administra a Torre Eiffel (Sete) em um comunicado.

continua após publicidade

Na manhã deste domingo, a Torre Eiffel reabriu "normalmente" às 9h (4h de Brasília), segundo a Sete.

O monumento, que ostentava no sábado as cores do PSG para "saudar a chegada" do atacante Neymar em Paris, recebe seus últimos visitantes até meia-noite todos os dias e fecha às 00h45.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Torre Eiffel fecha mais cedo após prisão de homem com faca"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!