Geral

Em ligações, Trump pressionou líder mexicano sobre muro na fronteira

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Donald Trump pressionou o líder mexicano para que ele parasse de se opor publicamente ao plano do presidente americano de fazer com que o México pague por um muro na fronteira com os EUA.

A informação foi revelada nesta quinta-feira (3) pelo jornal "The Washington Post", que publicou transcrições de conversas telefônicas de Trump com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e o premiê australiano, Malcolm Turnbull.

Em uma ligação no dia 27 de janeiro, apenas uma semana após assumir a Presidência, Trump disse que "se você vai dizer que o México não irá pagar pelo muro, então eu não quero mais encontrar com vocês porque eu não posso aguentar isso", segundo a transcrição. "Você não pode falar isso à imprensa."

O teor das conversas já havia sido publicado pela imprensa à época, mas as transcrições agora publicadas mostram Trump tentando usar uma mistura de arrogância, conversa dura e charme para fazer diplomacia.

"Eu preciso que o México pague pelo muro, eu preciso. Eu venho falando sobre isso por dois anos", afirmou Trump, que sugeriu a Peña Nieto que eles evitassem o assunto do pagamento quando questionados.

"Eles irão dizer: 'Quem irá pagar pelo muro, sr. presidente?' para nós, e devemos dizer 'Nós veremos isso'", disse o americano. "Vai funcionar de alguma forma. Ao contrário de você dizendo 'Nós não vamos pagar' e eu dizendo 'Não pagaremos'", completa Trump.

Peña Nieto afirmou entender a posição de Trump sobre como se referir ao pagamento do muro na fronteira e sugeriu que ambos buscassem "uma forma criativa de superar esse obstáculo".

Ao fim da conversa, Trump respondeu efusivamente a um comentário de Peña Nieto sobre o desejo do mexicano de uma relação construtiva com os EUA.

"Suas palavras são tão bonitas. Estas são lindas palavras e eu não acho que eu possa falar bonito assim ok?", declarou o americano. "Eu quero que você seja tão popular que seu povo vai pedir uma emenda constitucional no México para que você possa concorrer para mais seis anos."

A lei mexicana determina que os presidentes cumpram um mandato único de seis anos.