MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Maduro pede auditoria da eleição da Constituinte após denúncia de fraude

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta quarta-feira (2) ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) uma auditoria dos votos da eleição da Assembleia Constituinte, após o órgão ser acusado de fraudar os resultados. A

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.08.2017, 23:50:04 Editado em 02.08.2017, 23:50:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta quarta-feira (2) ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) uma auditoria dos votos da eleição da Assembleia Constituinte, após o órgão ser acusado de fraudar os resultados.

continua após publicidade

A empresa Starmatic, responsável pelo sistema eletrônico da votação, afirma que foram inflados "em pelo menos 1 milhão" os números de votantes no processo eleitoral -o CNE anunciou que 8.089.320 pessoas participaram.

Em discurso no canal estatal VTV, o mandatário disse ter solicitado ao coordenador do Executivo para o processo eleitoral, Jorge Rodríguez, que transmita suas orientações à presidente do CNE, Tibisay Lucena.

continua após publicidade

Ele chamou de "estúpido" o executivo-chefe da Starmatic, Antonio Mugica, que fez a denúncia nesta quarta-feira, e atribuiu a suspeita no pleito a "um inimigo internacional", em menção indireta aos Estados Unidos.

"A pressão foi feita por um cara que tem uma empresa em Londres e suas contas nos EUA para tentar manchar o processo eleitoral dizendo que só haviam votado 7,5 milhões de venezuelanos", afirmou.

"Ninguém mancha esse processo eleitoral porque é transparente, auditado antes, durante e depois e eu pedi a Jorge Rodríguez, e assim foi feito, que exija ao CNE que termine a auditoria posterior e informe o resultado ao país."

continua após publicidade

A decisão é tomada horas depois de Lucena ter declarado que a denúncia da Smartmatic era "irresponsável e sem fundamento" e Rodríguez chamar os resultados de "impecáveis e completamente auditáveis".

Na noite desta quarta, a procuradora-geral da Venezuela, a chavista dissidente Luisa Ortega Díaz, anunciou que vai abrir investigação sobre a suposta fraude, atendendo a pedido do Legislativo, dominada pela oposição.

POSSE

continua após publicidade

Na transmissão, o presidente também adiou para sexta (4) a posse dos 545 membros da Assembleia Constituinte, prevista inicialmente para esta quinta (3), para "dar maior organização para o dia de sua instalação".

Ele anunciou a nomeação de constituintes para negociar com a coalizão Mesa de Unidade Democrática (MUD), que controla a atual Assembleia Nacional, para que desocupem "em paz" o Palácio Legislativo, em Caracas.

Seus rivais haviam anunciado uma resistência pacífica no dia da posse dos constituintes por considerarem ter direito a ocupar o palácio por terem sido escolhidos no voto popular e não reconhecerem a troca da Constituição.

Em uma rede social, a MUD reiterou a promessa, citando como embasamento a votação que tiveram no plebiscito não oficial em que milhões rejeitaram a Constituinte e defenderam a legitimidade do Parlamento vigente.

A coalizão manteve as manifestações desta quinta para defender a Assembleia Nacional e anunciou para sexta (4) outras mobilizações em apoio aos prefeitos da oposição que tiveram suas prisões decretadas pela Justiça.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Maduro pede auditoria da eleição da Constituinte após denúncia de fraude"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!