Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Temperatura global irá subir 2ºC até 2100, afirmam pesquisas

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - É improvável que o aumento de temperatura global até 2100 fique abaixo dos 2ºC, segundo pesquisas publicadas nesta segunda-feira (31) na revista "Nature Climate Change".

Segundo uma das pesquisas, a probabilidade é que as temperaturas subam entre 2ºC e 4,9ºC até 2100. Para chegar a essa conclusão, o cientistas usaram dados de 1960 a 2010.

A chance do aumento de temperatura ser inferior a 1,5ºC é de 1%.

Para fazer o cálculo, os pesquisadores utilizaram dados populacionais da ONU para o 2100, PIB (Produto Interno Bruto) per capita dos países e as emissões relacionados ao PIB. Os valores foram ainda adequadamente combinados às projeções climáticas apresentadas pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), da ONU.

Segundo o estudo, seria necessário uma rápida redução das emissões para limitar o aumento da temperatura a 2ºC.

A pesquisa ainda afima que é pouco provável que seja alcançado o objetivo do Acordo de Paris de zerar as emissões na segunda metade do século.

Contudo, a pesquisa não leva em conta legislações futuras que podem modificar as taxas de emissões.

Não foram consideradas também possíveis mudanças abruptas relacionadas a diminuições de preços de energias alternativas.

INEVITÁVEL

De acordo com o outro estudo também publicado nesta segunda, na revista "Nature Climate Change", mesmo que as emissões de gases estufa parassem hoje, as temperaturas globais até 2100 subiriam mais do que 2ºC.

O estudo em questão leva em consideração emissões passadas.

"Mesmo em um cenário irrealisticamente otimista de que as emissões de gases-estufa fossem abruptamente interrompidas, certa quantidade de aquecimento futuro é inevitável", afirmam os pesquisadores na pesquisa.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber