MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Na China, Doria critica aumento de combustíveis e vê reflexos na tarifa

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, ENVIADA ESPECIAL PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) - O aumento do imposto sobre combustíveis foi alvo de João Doria (PSDB) em sua passagem pela China, onde estará até domingo (30) "para vender São Paulo" a bancos estatais e empresas lo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2017, 12:55:02 Editado em 24.07.2017, 23:10:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, ENVIADA ESPECIAL

continua após publicidade

PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) - O aumento do imposto sobre combustíveis foi alvo de João Doria (PSDB) em sua passagem pela China, onde estará até domingo (30) "para vender São Paulo" a bancos estatais e empresas locais.

A alta pode encorpar o caixa do governo federal, mas "não é boa para os municípios, pois pode impactar no transporte público", disse. E isso reflete diretamente na tarifa de ônibus, afirmou.

continua após publicidade

Doria disse ainda que não aumentará o preço do transporte público paulistano –mas que isso terá um custo. "Nos comprometemos em janeiro a manter a tarifa a R$ 3,80, mas há de se ter em conta que o impacto do diesel vai pressionar."

A Frente Nacional de Prefeitos, da qual o tucano é vice-presidente, já pediu ao governo Temer que volte atrás no caso do diesel –que teve sua tributação elevada na sexta (21), junto com o etanol e a gasolina.

Acontece que o diesel abastece a maioria da frota de ônibus do país, e o "custo operacional das concessionárias" vai disparar, disse Doria.

continua após publicidade

Segurar as passagens em R$ 3,80 será "um sacrifício", afirmou o prefeito, sem especificar onde seu governo poderia cortar na carne para subsidiar o gasto extra das concessionárias –o contrato delas, segundo Doria, prevê reembolso em caso de "aumento substancial" do custo.

'ACELELA'

Enquanto conversava com jornalistas sobre o novo drama tributário do país, Doria não segurou o riso. Reação a chineses que gritavam "acelela" a poucos metros dele, na Muralha da China.

continua após publicidade

O grupo foi instruído pela equipe de comunicação do prefeito a bradar seu bordão predileto, #acelera, para vídeos que abasteceriam suas redes sociais –os locais também repetiram o V na horizontal, gesto com as mãos inventado pelo publicitário Nizan Guanaes para a campanha eleitoral de 2016.

Outra acolhida amiga: um casal de maranhenses que visitava a atração turística interpelou Doria e declarou apoio a uma eventual candidatura dele à presidência.

continua após publicidade

MAGIC PAULA

O prefeito também se manifestou sobre o que definiu como um "mal entendido" com a ex-jogadora de basquete Magic Paula.

Doria havia a anunciado como madrinha de um projeto de incentivo ao basquete, na quinta-feira (20). No dia seguinte, Magic Paula disse que não era bem assim.

"Surpreendida" com o anúncio, escreveu no Facebook: "Gostaria de esclarecer que não fui consultada previamente sobre o assunto e que em nenhum momento fiz parte da elaboração deste projeto".

O tucano afirmou que, de fato, seu secretário de Esporte "não falou com ela antes". O plano agora, disse, é "conversar com ela quando eu voltar ao Brasil. Vamos tomar um café".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Na China, Doria critica aumento de combustíveis e vê reflexos na tarifa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!