Mais lidas
Geral

Eduardo Kobra pinta Monet e inaugura murais na França

.

NATHALIA DURVAL

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O artista paulistano Eduardo Kobra, 41, inaugura nesta segunda-feira (24) dois murais de 17 m de altura que produziu em Boulogne-sur-Mer, na França. Sua tela é a parede de dois prédios da cidade.

Em um deles, Claude Monet (1840-1926) é retratado nas cores e figuras geométricas já conhecidas de Kobra. Na parede em frente, o muralista reproduz o quadro "Mulher com Sombrinha" (1875), do pintor francês.

"Eu queria criar algo interativo, que pudesse criar um diálogo entre esses dois prédios" diz Kobra. Os grafites se complementam e Monet aparece pintando o quadro em que representa a mulher e o filho. "É como se o próprio Monet estivesse ainda em produção com o seu trabalho", conta.

O muralista conta que foi um desafio grafitar os dois prédios simultaneamente, que finalizou em uma semana, trabalhando das 7h30 às 21h30 diariamente.

O convite foi feito pela prefeitura da cidade ao norte da França, que ofereceu o espaço ao artista. "Essa área da cidade é bastante movimentada. É um cruzamento entre duas importantes avenidas e está ao lado de uma estação de trem", diz.

Foi durante uma visita à casa onde nasceu o pintor impressionista, em Giverny, que surgiu a ideia de retratá-lo. "Fiquei muito surpreso com a beleza da casa em que ele morava. Tudo aquilo me inspirou demais", diz.

GRAFITES PELO MUNDO

Kobra tem murais coloridos espalhados pelo mundo e já retratou, entre outros, Salvador Dalí na Espanha, Nelson Mandela em Malawi e Anne Frank na Holanda. Dos brasileiros, Oscar Niemeyer e Ayrton Senna em São Paulo, e Luiz Gonzaga em Pernambuco.

Em abril, finalizou o maior painel grafitado do mundo, um mural de 5.742 m² às margens da rodovia Castelo Branco (km 35) em Itapevi, São Paulo. A obra desbancou seu próprio recorde anterior, um paredão no Boulevard Olímpico do Rio de Janeiro.

Kobra não para. Ele vai para Bristol, Inglaterra, nos próximos dias para fazer um mural inspirado em John Lennon. A cidade é um local icônico para a street art, diz. É também onde nasceu Banksy, artista de rua e referência internacional. "Banksy é o artista que eu mais admiro. Espero que ele goste", comenta.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber