Mais lidas
Geral

ATUALIZADA - Começa rodada de negociações do 'brexit'

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O negociador britânico para o "brexit", David Davis, prometeu "colocar a mão na massa" ao iniciar a primeira rodada completa de negociações com a União Europeia nesta segunda-feira (17).

O governo, contudo, ainda parece em desacordo sobre os termos de sua saída do bloco europeu, pouco mais de um ano após o plebiscito.

As conversas em Bruxelas, na Bélgica, incluem representantes dos 27 membros da União Europeia e do Reino Unido e devem determinar justamente as condições da separação. Entre os temas a serem abordados estão os direitos dos cidadãos e o pagamento das dívidas.

O negociador europeu do "brexit", Michel Barnier, afirmou, logo após se encontrar com Davis, que os dois lados, enfim, "entram a fundo na questão". "Iremos examinar e comparar nossas respectivas posições para avançar", disse Barnier.

"É hora de começar a trabalhar e de fazer todo o possível para que as negociações terminem com êxito", afirmou por sua vez Davis.

DISPUTAS

Em Londres, porém, o início das negociações perdeu espaço nos jornais para as disputas internas do Partido Conservador, ao qual pertence a premiê, Theresa May.

O porta-voz da primeira-ministra disse que a orientação de May é de que nenhum ministro de seu gabinete fale sobre discussões internas.

O ministro de Relações Exteriores, Boris Johnson, evitou o assunto. Perguntado sobre os desentendimentos, disse apenas que estava satisfeito com o início das negociações e defendeu a proposta de May para a saída.

As divisões internas do governo britânico têm preocupado os negociadores da UE, que enfatizam que 20 meses é pouco tempo para negociar um divórcio harmonioso.

O ministro das Finanças, Philip Hammond, disse acreditar que a maioria do gabinete apoia a ideia de ter dois anos de transição após o "brexit", em março de 2019, para amenizar seus efeitos.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber