MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Justiça do Peru volta a negar pedido de libertação do ex-presidente Fujimori

SYLVIA COLOMBO BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A Justiça do Peru voltou a rejeitar nesta quarta (12) a libertação do ex-líder autocrata Alberto Fujimori, 78, por razões humanitárias e de saúde. Ele, que governou o país entre 1990 e 2000, cumpre des

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.07.2017, 21:00:09 Editado em 12.07.2017, 21:00:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SYLVIA COLOMBO

continua após publicidade

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A Justiça do Peru voltou a rejeitar nesta quarta (12) a libertação do ex-líder autocrata Alberto Fujimori, 78, por razões humanitárias e de saúde. Ele, que governou o país entre 1990 e 2000, cumpre desde 2009 pena de 25 anos de prisão por corrupção e crimes de lesa humanidade.

Autores da ação, os filhos de Fujimori, a ex-presidenciável Keiko Fujimori e o deputado Kenji Fujimori, pediram a soltura do pai, que sofre de um câncer na garganta.

continua após publicidade

Durante a acirrada campanha presidencial de 2016, em que Pedro Pablo Kuczynski venceu Keiko por uma diferença de quase 50 mil votos, o indulto a Fujimori foi um tema de debate.

Por conta do apoio que recebeu da esquerda e dos antifujimoristas para vencer Keiko, PPK havia prometido que deixaria o assunto nas mãos da Justiça e não indultaria o líder autocrata.

Porém, na semana passada, o presidente sugeriu ter mudado de posição, dizendo que havia chegado o momento de "avaliar um possível perdão". "Creio que chegou o momento de voltarmos a analisar isso", disse.

continua após publicidade

PPK vive atualmente sob intensa pressão do Congresso peruano, de maioria fujimorista (73 parlamentares, contra 18 governistas). Além da dificuldade em aprovar leis e reformas, PPK viu três de seus ministros (Educação, Economia e Transportes) afastados por pressão do bloco fujimorista, enquanto um quarto (Interior) está respondendo a uma sindicância.

Ao aventar a possibilidade um indulto a Fujimori, PPK provocou uma reação que voltou a encher as ruas de Lima e de outras cidades com passeatas de repúdio à soltura de Fujimori.

Já Keiko e Kenji consideram que o julgamento e a condenação do pai foram movidos por iniciativas políticas, tiveram falhas legais, além de afirmarem que o pai sofre abusos de direitos humanos na prisão.

continua após publicidade

Em maio, o juiz Arnaldo Sánchez pediu que fosse feita uma investigação sobre as condições do cárcere e chegou à conclusão de que o prisioneiro é bem tratado.

A advogada de Fujimori, Liz Ramos, disse que a família apelará à Suprema Corte. As ações da defesa buscam atrasar também os julgamentos que estão em andamento e nos quais Fujimori é réu, como o caso das esterilizações forçadas de mais de 200 mil mulheres em um projeto de planejamento familiar.

O pedido de soltura de Fujimori não é novo e atravessou a gestão de Ollanta Humala. Em 2013, um pedido de liberação foi negado pelo então presidente após uma junta médica avaliar que Fujimori podia continuar preso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Justiça do Peru volta a negar pedido de libertação do ex-presidente Fujimori"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!